Há um novo recorde do Guiness pronto para ser desafiado. Dois investigadores desenvolveram um robô feito com peças de Lego que conseguiu resolver o cubo de Rubik num tempo recorde de 3,253 segundos. Os braços robóticos tinham como "núcleo" central um Samsung Galaxy S4 para resolver o desafio, modelo suficiente para fulminar o recorde anterior.

O Cubestormer 3, nome do robô que bateu o recorde, superou por larga margem os 5,27 segundos conseguidos pelo seu antecessor e até aqui detentor do melhor tempo, o Cubestormer 2. O tempo conseguido pela máquina mais recente é ainda inferior ao recorde conseguido por um humano que se situa nos 5,55 segundos.

Enquanto os braços robóticos fazem movimentar o cubo e as peças do mesmo, o Galaxy S4 faz a análise dos dados em tempo real, transmitindo depois a informação para a parte mecânica.

Através da câmara analisa a posição das peças, e com a ajuda do processador de oito núcleos - que na realidade é um chip com dois processadores quad-core - faz os cálculos necessários. Escreve o Engadget que cada núcleo do processador é responsável pelo seu próprio "braço".

Mas agora fica a questão. Quanto tempo vai precisar o alegadamente mais potente Samsung Galaxy S5 para resolver o mesmo desafio? Ou então: qual será o telemóvel que terá capacidade para fazer o melhor tempo de todos?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.