E mais uma vez, caberá à Cambada representar Portugal no Campeonato Mundial de Futebol Robótico, o Robocup, que este ano decorre no México. A equipa da Universidade de Aveiro apurou-se durante o último Festival Nacional de Robótica.

Esta é a sexta vez que o grupo composto por alunos, professores e investigadores da Universidade de Aveiro e do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática da cidade assegura presença naquele evento, em que participam mais de duas dezenas de países.

A equipa já garantiu três medalhas de bronze na competição anual - a última das quais em 2011 -, sendo que em 2008 chegou mesmo a sagrar-se campeã mundial.

[caption][/caption]

A Cambada - nome que deriva da sigla para Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture - compete na liga de robôs médios, constituída por até seis máquinas que não podem medir mais de 50 centímetros de diâmetro nem pesar mais de 40 quilos.

[caption][/caption]
Os robôs são totalmente autónomos e tomam todas as decisões do jogo com base nas informações que são recolhidas pelo seu sistema sensorial e processadas pelo computador acoplado.

O apuramento para o Robocup aconteceu durante Festival Nacional de Robótica, que decorreu entre 11 e 15 de abril, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Além do futebol robótico, a competição acolheu outras provas como a condução autónoma, dança, busca e salvamento, em ligas Sénior e Júnior.

Com organização conjunta do Departamento de Eletrónica da Universidade do Minho e da SAR - Soluções de Automação e Robótica a iniciativa tem carácter anual, com o objetivo de motivar jovens alunos para a área da engenharia e da robótica e divulgar a investigação nacional nesta área.

[caption][/caption]

Os resultados finais completos podem ser consultados online.

Nota da Redação:Foi corrigida uma gralha no artigo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé