Um portátil transparente é a mais recente "extravagância" da Samsung, apresentada ontem na CES, em Las Vegas (EUA).

[caption]Samsung mais transparente[/caption]

A fabricante mostrou um computador com um monitor "semi-transparente" de 14 polegadas que permite ver, em simultâneo, a imagem no ecrã e aquilo que se passa para lá do dispositivo.

O ecrã faz uso da tecnologia OLED e, quando desligado, consegue atingir uma transparência de 40 por cento - de acordo com vários artigos na imprensa especializada, a média de transparência neste tipo de dispositivos é inferior a 25 por cento.

[caption]Samsung mais transparente[/caption]

A moldura do ecrã é também ela concebida em plástico transparente, o que potencia o efeito pretendido.

[caption]Samsung mais transparente[/caption]

Apesar de estranho e de duvidosa utilidade, a demonstração não deixa de ser impressionante - como comprovam os muitos vídeos colocados online - e há quem lhe chame "o maior ecrã OLED transparente do mundo".

O equipamento apresentado em Las Vegas é apenas um protótipo, sobre cujos componentes a empresa não divulgou mais detalhes. Por conhecer ficam também as intenções da Samsung no que respeita à comercialização do dispositivo - nomeadamente datas ou preços estimados.

[caption]Samsung mais transparente[/caption]

A "busca" pela transparência não é novidade na indústria. Recentemente a LG colocou à venda (também em Portugal) aquele que designa de "o primeiro telemóvel de teclado transparente", e a Sony Ericsson apresentou no final de Dezembro o Xperia Pureness, com ecrã transparente, que custa qualquer coisa como mil dólares.

[caption]IceTouch[/caption]

Mas o novo portátil não é o único dispositivo transparente que a Samsung "tirou da cartola" este mês. Ainda a CES não tinha começado e já circulavam online as imagens do novo leitor de MP3 da fabricante sul-coreana. Chama-se IceTouch (ou YP-H1) e será colocado à venda "durante a primeira metade de 2010", embora não tenham sido especificados quais os mercados abrangidos.

Oficialmente apresentado ontem, ficámos a saber que o dispositivo transparente conta com ecrã táctil AMOLED de 2 polegadas e que, para além do tradicional leitor de ficheiros de som, imagens e vídeo (WMV, H.264, Xvid e Divx), conta com funcionalidades como o MyFit, que faz uma gestão dos níveis de calorias ingeridas e consumidas, exercício praticado, e níveis de stress do utilizador, por exemplo.

[caption]IceTouch[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.