Em julho, a OnePlus abriu um novo capítulo na sua história e apresentou o OnePlus Nord num evento online com realidade aumentada. O smartphone de gama média conta com um processador Snapdragon 755G, estando assim otimizado para a quinta geração móvel.
Com um preço de 399 euros, o OnePlus Nord é um dos smartphones com suporte a 5G mais baratos do mercado. A redução no custo implicou algumas mudanças mais “em conta” a nível de componentes. Poderão as alterações ter um impacto negativo na reparabilidade do equipamento? De acordo com a mais recente desmontagem da iFixit, a estratégia usada pela OnePlus é mais positiva do que o esperado, traduzindo-se numa maior facilidade de reparação.
Uma vez que o OnePlus Nord apresenta uma configuração traseira composta por vidro e plástico, em vez da comum combinação de vidro e metal, o processo de abertura do equipamento não precisou da aplicação de calor. Além disso, os especialistas detalham que não surgiram “armadilhas” com fios os componentes escondidos.
Embora se deparassem com múltiplos parafusos ao longo da “autópsia”, os técnicos ficaram surpreendidos pelo facto de serem todos do mesmo tipo e tamanho, precisando apenas de uma única chave de fendas para removê-los. A utilização do mesmo tipo de parafusos reduz também a possibilidade de erros na remontagem.
Quase todos os elementos que compõem o smartphone são modulares, significando que podem ser facilmente substituídos. A bateria consegue também ser removida sem grande esforço através de abas que são puxadas.
Ao explorar os mistérios do smartphone, os técnicos depararam-se com um pormenor curioso. É verdade que o OnePlus Nord não tem certificação IP, no entanto, as diversas ligações que se encontram no seu interior estão protegidas contra água ou poeira através das mesmas juntas em borracha utilizadas no OnePlus 8 Pro.
Com um processo de desmontagem sem grandes desafios ou surpresas, o novo smartphone da OnePlus conseguiu atingir uma pontuação de 6 em 10 na escala de reparabilidade da iFixit.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários