O alerta para a forte tempestade geomagnética foi feito na semana passada pelo Centro de Previsão do Clima Espacial, nos Estados Unidos e os resultados não se fizeram esperar com vários relatos de avistamentos de auroras boreais em locais onde não são comuns. Incluindo em Portugal.

No fim de semana multiplicaram-se as reações de quem conseguiu contemplar as auroras boreais um pouco por toda a Europa, que foram partilhadas nas redes sociais por vários sites de informação e de acompanhamento de fenómenos meteorológicos, mas também por utilizadores.

Veja algumas das melhores imagens

O astrofotógrafo Miguel Claro, que é embaixador do ESO e da reserva do Dark Sky Alqueva, não dormiu para captar as melhores fotografias do céu, e esta é a sua partilha no Facebook.

" Foi impressionante, captei mais Auroras ontem à noite a 38º de latitude no nosso Alqueva, do que quando visitei a Islândia pela primeira vez em 2019. Esperava algo mais subtil e em tons avermelhados, mas foi um espectáculo de cores incrível aos "olhos da câmara"", diz o fotógrao que está habituado a registar imagens dos fenómenos astronómicos.

Miguel Claro promete mais fotos e partilhas nos próximos dias e explica que não dorme há duas noites. "Tenho muitas imagens para processar e time lapses de ontem à noite, mas ainda levará algum tempo até conseguir partilhar", refere.

O astrofotógrafo adianta ainda que visualmente é muito difícil de ver o fenómeno.

"Só mesmo um olho treinado e nos céus escuros do Dark Sky consegue detectar algum luminosidade estranha - porque as células cones não funcionam nestas circunstâncias", sublinha Miguel Claro

Mesmo assim não falta quem tenha captado imagens e vídeos e Rodolfo Ferreira partilhou no Facebook um timelapse.

O "bichinho" da fotografia e o entusiasmo pelas auroras boreais levou também a Maria e o Miguel, a esquipa da Marques Photography, a pegar na câmara, a última com bateria, e ir para a Barragem de Bouça Cova para tentar a sorte. Mesmo depois de um dia de Rally de Portugal foi partilhado no Facebook.

"Já as tínhamos visto na Islândia mas nunca pensámos ver o que vimos ontem, aqui no nosso país. Foi um momento inesquecível e que nos deixou em êxtase. ", escrevem Maria e Miguel na sua conta no Facebook

A conta Meteó Trás os Montes Portugal no Facebook foi uma das que seguiu com mais intensidade as partilhas das imagens, e com isso conquistou seguidores. Algumas das imagens que reproduzimos na galeria são de partilhas nesta conta.

Tudo indica que a tempestade geomagnética já tenha abrandado pelo que nos próximos dias não deverá repetir-se o fenómeno, mas vale sempre a pena continuar a olhar para o céu.