
A 15 de abril de 2013 a sonda Cassini, que está a orbitar em torno de Saturno, descobriu uma nova lua gelada em formação nos anéis do planeta. Além de ser um fenómeno raro e que está a acontecer relativamente próximo, no Sistema Solar, os investigadores estão convencidos de que esta pode ser a última lua do “planeta dos anéis”.
Saturno tem mais de 60 luas naturais, e muitas das quais terão sido formadas a partir dos elementos que existem nos anéis do planeta. Mas com o passar dos milénios os aros de corpos celestes que circundam o planeta estão a perder “força” para a produção de luas, ainda que à distância, os anéis continuem a ter uma dimensão considerável.
A nova lua foi batizada informalmente, como revela o instituto de tecnologia da NASA na Califórnia, de Peggy. A lua não tem mais do que um quilómetro de distância, mas conseguiu atrair para o seu campo gravitacional tantos elementos que os mesmos tornaram-se visíveis na parte exterior do anel A, numa área total de 1.200 metros quadrados.
[caption][/caption]
Pelo que é visível nas imagens os cientistas acreditam que o corpo está em processo de separação do anel, um processo que já terá acontecido na formação de outras luas do planeta Saturno.
Os investigadores querem agora observar o fenómeno com mais detalhe, mas isso apenas deverá acontecer no ano de 2016 quando a sonda Cassiny estiver em posição. É que ainda não é certo se Peggy vai conseguir impor-se como uma lua, visto que o seu tamanho não deve aumentar muito mais, podendo até acontecer um desmoronamento do satélite natural.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários