
A sonda Messenger da NASA enviou as primeiras fotografias que comprovam definitivamente a existência de gelo em Mercúrio. E gelo recentemente formado, não gelo que ainda subsiste desde os primeiros tempos do planeta.
A água congelada foi encontrada no polo Norte do planeta. Há cerca de 20 anos, explica a Agência Espacial norte-americana, um telescópio na Terra já tinha encontrado os primeiros indícios de gelo em Mercúrio. Em 2012, quando a sonda estava já na órbita de Mercúrio, foram confirmadas as suspeitas. Dois anos depois, chegam as primeiras imagens:
[caption][/caption]
O gelo está no fundo de uma cratera que tem 113 quilómetros de largura e as observações feitas batem certo com aquilo que a Messenger tem visto noutras localizações de Mercúrio: depósitos de material que se acredita ser orgânico, congelado.
O gelo encontrada em Mercúrio pode inclusive ser mais recente do que o gelo que existe na Lua, satélite natural da Terra. E isso, diz uma investigadora da NASA, ajuda a entender melhor os processos de formação de gelo já que são astros com características e percursos diferentes.
O estudo foi publicado esta semana na revista Geology, mas os cientistas vão continuar a investigar a formação de gelo em Mercúrio para revelarem novos detalhes sobre o fenómeno.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários