Em julho de 2014, o Opportunity já tinha batido o record da maior distância percorrida fora do planeta Terra (40.26 km), tendo ultrapassado o rover da União Soviética Lunokhod 2, que detinha esse título (com uma distância percorrida de 39 Km).

Depois, em março do ano seguinte, a sonda da Nasa finalizou a primeira maratona alguma vez feita em território espacial, tendo realizado 42 km em pouco mais de 11 anos.

Agora, 14 anos volvidos, o Opportunity atingiu o marco de cinco mil dias “marcianos” de trabalho, assinalados a 17 de fevereiro. Note-se que o cálculo é feito com base nos dias de Marte, que são 40 minutos mais longos do que na Terra.

Ao longo deste tempo, a sonda já tirou mais de 225 mil fotografias a Marte, todas disponíveis aqui.

tek Opportunity
tek Opportunity

As expectativas iniciais eram que o robot completasse 90 dias consecutivos no solo do planeta vermelho. Isto porque a sonda Opportunity é movida por energia solar e não se esperava que sobrevivesse ao inverno de Marte.

E, mesmo ao fim deste tempo todo, o robot veterano da NASA continua a proporcionar surpresas. Nas suas últimas fotografias do Perseverance Valley, o Opportunity mostrou imagens do solo de Marte muito semelhantes às encontradas em algumas encostas de montanhas na Terra e que resultam de ciclos repetidos de congelamento e descongelamento de solo húmido.

Desde a sua chegada a Marte, em 2004, a sonda encontrou evidências da existência de água. Ao explorar a cratera Endeavour, a partir de 2011, a sonda recolheu informação sobre condições climatéricas e ambientais que voltaram a apontar para a possibilidade de já ter havido vida no planeta.