Um empreendedor como Elon Musk sabe que a vida é feita de tentativas, muitas delas falhadas. E o grande plano do CEO da SpaceX continua sem dar resultado. Depois de numa primeira tentativa em que um foguetão quase aterrou numa plataforma no meio do mar, mas acabou por se despenhar, desta vez o rocket afundou-se no oceano.

A SpaceX tem vindo a desenvolver um conjunto de foguetões que podem ser aterrados e reutilizados de forma mais rápida e menos dispendiosa. Mas os trabalhos têm de continuar.

De acordo com a imprensa internacional, as condições meteorológicas adversas fizeram com que a missão de aterragem não fosse possível, tendo a tecnológica aproveitado para fazer a recolha de alguns dados antes de ver o rocket a afundar-se na água.

Foi o próprio diretor executivo da empresa quem partilhou uma imagem desse momento:

A fotografia mostra, por exemplo, o sistema de "asas" que existe nos Falcon 9 e que é crucial para poder operar a aterragem já que garante a estabilidade do sistema.

Na conta do Twitter, Elon Musk foi fazendo um relato daquilo que parecia já inevitável. Numa primeira mensagem fez alusão à tempestade que impedia a plataforma flutuante de assumir a posição correta e desde logo admitiu que a probabilidade de sucesso era inferior a 1%.

Mas o espírito otimista do também CEO da Tesla Motors voltou a prevalecer. Isto porque de acordo com os relatos de Musk, o rocket falhou a plataforma por apenas dez metros e quando entrou na água estava numa posição vertical muito boa.

"Grande probabilidade de uma boa aterragem na plataforma num ambiente sem tempestade", analisou o norte-americano.

Mas antes de o plano ter corrido mal, a missão do Falcon 9 foi um sucesso tendo conseguido colocar no espaço o satélite DSCOVR da Agência Espacial Norte-Americana. Fica aqui um vídeo do lançamento:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.