A novidade foi partilhada pela responsável do programa comercial da NASA, Carol Scott, numa conferência nos EUA. “O plano da SpaceX é aterrar o próximo foguetão aqui em Cape Canaveral”, disse a porta-voz da agência, que assegurou ter discutido o plano com um executivo da empresa de transporte espacial.

A SpaceX muda assim a sua estratégia. Nas três tentativas feitas até ao momento a tecnológica norte-americana tentou sempre recuperar os foguetões Falcon 9 no meio do mar, com a ajuda de uma plataforma flutuante. Apesar de a empresa ter estado perto de recuperar um foguetão, a verdade é que essas missões nunca foram concretizadas.

Talvez ‘inspirada’ pelo sucesso da Blue Origin, a SpaceX vai agora tentar a recuperação do rocket espacial em terra firme, o que pode facilitar um pouco a tarefa. A tentativa deve acontecer ainda em dezembro, quando a empresa concretizar a sua próxima missão de transporte que vai levar para o espaço satélites da empresa Orbcomm.

Apesar das informações partilhadas, a SpaceX não confirmou ainda quando vai voltar a operar um voo espacial nem se tenciona testar de facto a recuperção de um foguetão em solo.

Caso consiga concretizar o seu objetivo de reutilizar rockets, a SpaceX pode reduzir substancialmente os custos das missões espaciais, algo que pode ser crucial para acelerar o investimento na exploração fora da Terra.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.