Através do relatório The State of Spam, a Symantec apurou que, em Outubro, as eleições presidenciais norte-americanas foram um dos pontos da actualidade mais utilizados pelos spammers para propagar mensagens de correio electrónico não solicitadas.

Ao longo do mês em análise, diversos cartões electrónicos falsos andavam a circular pelas caixas de email em todo o mundo. As mensagens faziam-se passar por inquéritos que, em troca das respostas, ofereciam algumas recordações aos participantes da sondagem. O objectivo deste esquema passava pela recolha de informações pessoais dos utilizadores.

A crise económica mundial foi outro tema aproveitado durante o mês de Outubro. Mensagens falsas com pedidos de investimento e outras em que o utilizador era alertado para um suposto "roubo de dados bancários" fizeram parte dos esquemas mais utilizados.

De acordo com a Symantec, diversos utilizadores receberam avisos na caixa de correio electrónico onde constava a informação de que os seus dados bancários haviam sido furtados e pediam que o consumidor verificasse a situação a partir de um documento anexado ao email. As vítimas que abrissem o ficheiro acabavam expostas a malware.

O spam por imagens também causou alguns estragos ao longo do mês. Segundo o relatório da companhia, este tipo de ameaças aumentaram em Outubro, perfazendo 9 por cento do total de mensagens de spam em circulação durante o período analisado.

A fraude relacionada com a lotaria é outro ponto destacado no relatório da companhia. O Campeonato do Mundo de Futebol de 2010 já é utilizado para propagar ameaças e, segundo a companhia, em Outubro foram detectadas mensagens de correio em circulação que induziam o utilizador a levantar o prémio ganho numa lotaria relacionada com o torneio. Em troca, eram pedidas algumas informações pessoais para a entrega do chorudo jackpot. Os Jogos Olímpicos de 2012 também foram utilizados com o mesmo propósito no mês em questão.

Por fim, a Symantec alerta todos os consumidores para a época que se aproxima. O Natal é uma das alturas do ano mais propícias para a difusão de spam. Anúncios a produtos, serviços e condições de financiamento especiais são alguns dos temas mais utilizados pelo spammers, pelo que é necessário ter especial atenção às mensagens de correio de remetentes desconhecidos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.