O futuro está a chegar mais depressa do que previsto. Depois de o exército norte-americano ter anunciado que pretende criar uma fortaleza móvel para o lançamento de drones, agora o departamento de defesa anunciou que tem planos para desenvolver uma moto voadora ao estilo da Guerra das Estrelas.

O veículo vai ser produzido nos EUA pela empresa britânica Malloy Aeronautics, que atesta que o protótipo pretende realizar as mesmas funções de um helicóptero, mas sem as suas limitações.

“Existem muitas vantagens das Hoverbikes comparadas aos helicópteros. Principalmente a segurança”, afirmou Grant Stapleton, um dos responsáveis pela empresa britânica, à Reuters. “A outra coisa é o custo. Elas são muito menos caras para comprar... e muito menos caras para serem executadas”, completou.

À mesma publicação, Grant Stapleton revelou ainda que considera as hoverbikes ideais para buscas e resgate de vítimas ou reabastecimento de bens essenciais em zonas de conflito. Para além disso, os veículos voadores vão também poder ser usados em missões de vigilância.

O design básico dos veículos é similar ao Aerofex divulgado em 2012: potentes ventiladores instalados em cada uma das extremidades do veículo para o manter no ar, enquanto um passageiro o monta e o mantém sob controlo.

Em setembro do ano passado, a Malloy Aeronautics angariou 64 mil libras numa campanha do Kickstarter para desenvolver protótipos com um terço do tamanho das máquinas originais.