Tal como prometido, a Sony realizou ontem o evento PlayStation Showcase para mostrar os novos jogos que vão chegar nos próximos meses e em 2024 à PlayStation 5 e PS VR2. Uma das surpresas foi também a confirmação oficial da consola portátil dedicada ao streaming, o Project Q, acompanhado de uns novos auriculares Bluetooth.
Relativamente aos jogos e começando pelo fim, a revelação de gameplay de Marvel’s Spider-Man 2 foi um dos pontos altos do evento. A Imsomniac Games pretende elevar a fasquia da sequela daquele que já foi considerado um dos melhores jogos de super-heróis de sempre. O novo título foca-se nos heróis encarnados por Miles Morales e Peter Parker, este segundo correspondendo à fase do fato simbionte, que mais tarde daria origem a Venom. Foi também revelado que Kraven the Hunter será o principal protagonista desta nova aventura. Ainda não existe uma data concreta de lançamento, mas chegará a tempo do Natal.
Mesmo sem o eterno criador Hideo Kojima ao leme, a Konami revelou o remake de Metal Gear Solid: Snake Eater. Nada se sabe sobre o jogo em si, tendo sido mostrado um trailer cinematográfico de revelação. Este é um dos títulos mais aclamados da série e que também vai ter a sua versão original incluída numa nova coletânea com o nome de Metal Gear Solid Master Collection Vol. 1, que inclui a primeira trilogia original.
Veja na galeria imagens dos jogos apresentados no PlayStation Showcase 2023:
A Ubisoft também se juntou ao evento e revelou o primeiro gameplay de Assassin’s Creed Mirage, com data prevista para o dia 12 de outubro. Protagonizado por Basin, personagem introduzida no anterior AC: Valhalla, este novo título é uma espécie de regresso às origens da série, sendo uma versão menos massiva que os mais recentes capítulos da saga. Uma das novidades é uma mecânica chamada Focus, em que o protagonista pode marcar e assassinar diversos alvos de seguida.
Já se sabia que a Epic Games estava a financiar o estúdio finlandês Remedy Entretainment para a criação de Alan Wake 2 e outros projetos. O estúdio levou mesmo para o Showcase mais uma amostra do jogo, mostrando o protagonista Alan Wake agora acompanhado por uma nova personagem jogável, Saga Anderson. O jogo de horror chega no dia 17 de outubro.
De notar ainda que Alan Wake 2 é um dos primeiros títulos AAA (de maior orçamento) a assumir o abandono da distribuição física, sendo um exclusivo digital. O estúdio diz que muitas das consolas PS5 e Xbox Series S são exclusivamente digitais, sendo cada vez mais comum esta distribuição. Justifica ainda que ao dispensar o lançamento de uma versão em disco ajuda a manter o preço do jogo em 59,99 euros para o caso das consolas e 49,99 euros no PC. A questão dos downloads adicionais que acompanham os lançamentos físicos é algo que o estúdio diz querer evitar.
Foram mostrados novos trailers de alguns títulos igualmente importantes, como Final Fantasy XVI que chega no dia 22 de junho; Dragon’s Dogma 2 foi oficializado com o primeiro trailer, um jogo da Capcom que está a ser produzido com o motor RE Engine, o mesmo de Resident Evil. Street fighter 6 também teve direito a um trailer focado na componente narrativa. Immortals of Aveum é um título do catálogo da Electronic Arts, um FPS com muita magia que chega no dia 20 de julho.
As surpresas pareciam não ter fim à vista e a Bungie revelou finalmente que título está a trabalhar em paralelo a Destiny 2: Marathon. Este foi o primeiro jogo do estúdio, há mais de 30 anos, numa trilogia exclusiva do Mac. O novo título não tem ligações diretas aos originais, mas dentro do mesmo universo. A PlayStation disse que este jogo será focado em batalhas entre jogadores, sem campanha narrativa. Além de Marathon, a Bungie deixou um teasing da próxima expansão de Destiny 2, The Final Shape, que conta com o regresso inesperado de uma cara conhecida da série.
A Haven Studios, o novo estúdio de Jade Reymond que foi integrado no ecossistema PlayStation Studios, revelou finalmente o seu primeiro jogo: Fairgame$. Trata-se de uma experiência competitiva em torno de assaltos a bancos. Parece ser um jogo competitivo, dentro dos planos Live Service que a Sony pretende aplicar nos próximos anos.
Da Square Enix foi também partilhado o anúncio de Foamstars, um shooter estranhamente parecido com Splatoon da Nintendo. As personagens competem para cobrir o campo de batalha com o máximo de espuma. Já Phantom Blade 0 é um novo jogo anunciado no evento, um RPG com muita ação passado num universo conhecido como Phantom World, em que o steampunk, o Kung Fu chinês e outros ambientes convergem. Pela amostra do gameplay parece ser um jogo de ação frenético, com batalhas contra monstros e outras aberrações.
Três sequelas confirmadas foram Ghostrunner 2, um título de ação na primeira pessoa, em que os puzzles baseados em parkour são o principal foco. E Helldivers 2, um jogo de ação cooperativo, revelado como uma espécie de propaganda televisiva cómica de recrutamento de soldados. Por fim, The Talos Principle 2, que já era conhecido desde 2021, continua a expandir os seus temas filosóficos presentes no primeiro jogo, conduzindo o jogador pelo meio de puzzles e desafios para resolver.
Novidades indie e de realidade virtual
Os jogos indie não foram esquecidos neste Showcase e The Plucky Squire do catalogo da Revolver continua a arregalar o olho com o seu tom colorido e animado. Neste jogo, o protagonista sai de um livro de histórias infantis para o mundo real, alternando entre dois estilos artísticos distintos. A Giant Squid também revelou o seu próximo projeto, chamado Sword of the Sea, da mesma equipa de Abzu e The Pathless. Este jogo oferece mecânicas de snowboard, skateboard e hoverboard tudo no mesmo.
Do mesmo estúdio Gris, será lançado em 2024, uma aventura onde se destaca pinturas em aguarelas na direção artística do jogo. E para fãs de jogos de plataformas, Cat Quest: Pirates of the Purribean é o novo capítulo da saga, agora inspirado no mundo dos piratas. Towers of Aghasba é um jogo de ação e exploração, com a personagem a utilizar um planador que lembra The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Depois de Night in the Woods, a Infinite Fall revelou Revenat Hill, mais um título protagonizado por um gato, numa aventura de plataformas 2D.
Os fãs de metroidvania vão poder jogar Ultros, um jogo de plataformas com uma arte “psicadélica”, inspirada por um ambiente de ficção científica.
Da lista de jogos que vão chegar ao headset de realidade virtual PS VR2 é o novo capítulo de Five Nights at Freddy’s Help Wanted 2. Tem uma história, mais puzzles e personagens aterradoras. Junta-se à lista a adaptação de Resident Evil 4 a VR, assim como a nova versão de Beat Saber, um jogo rítmico, considerado uma das melhores experiências em VR, agora com um novo pacote de músicas dos Queen. Crossfire Sierra Squad é para os amantes de ação na primeira pessoa; Arizona Sunshine 2 é um jogo de zombies com tom cómico; e Synapse é um jogo de ação na primeira pessoa com um ambiente sci-fi.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários