Microsoft, Nintendo, Ubisoft e outras empresas do sector dos videojogos comunicaram, nas últimas semanas, que não marcariam presença na E3 deste ano. Em consequência, a organização confirmou o cancelamento do evento.

A IGN sublinha que, de acordo com um comunicado da Entertainment Software Association, o certame continuará a existir. No entanto, os planos que existiam para a realização da E3 2023 "não reuniram o interesse necessário para que fossem executados com a grandeza, a força e o impacto que a indústria merece", pode ler-se no documento.

O evento estava planeado para os dias 13, 14, 15 e 16 de julho, em Los Angeles. Esta seria a primeira edição presencial desde 2019. Em 2022 também não se realizou.

Apesar do cancelamento, não se espera um verão pobre em novidades relacionadas com videojogos. É sabido que a Ubisoft está a organizar um evento em nome próprio que deverá acontecer no mês de julho. Nintendo e PlayStation têm por hábito organizar os seus próprios eventos em junho.

Sony, Nintendo e Xbox podem ficar ausentes da próxima E3
Sony, Nintendo e Xbox podem ficar ausentes da próxima E3
Ver artigo

Mesmo ausente do evento presencial, a Microsoft planeava fazer parte de uma série de apresentações digitais. O cancelamento obrigará a empresa a apresentar as suas novidades num outro contexto, pelo que podemos esperar novidades da marca nesse sentido.

De pé continua o Summer Game Fest, da autoria do jornalista Geoff Keighley. O evento está marcado para o dia 8 de junho.