Quem hoje se deslocou ao Centro de Congressos do Estoril pode conhecer um pouco melhor do ecossistema da SAP e, nomeadamente, a sua aposta na área da inovação. Nesta vertente, a tecnológica tem várias soluções em desenvolvimento.

Uma delas tem em vista o “assistente de loja do futuro” e no presente assume a forma de Pepper, um robot de olhos expressivos que um dia vai perguntar-lhe tudo e mais alguma coisa quando for às compras. Mas é para seu bem. O objetivo é enriquecer a experiência de cliente, com base na interação e capacidade de analytics.

No espaço de Live Experience do SAP Innovation Forum, Pepper - que horas antes tinha subido ao palco principal, durante a intervenção de Carlos Lacerda, para cumprimentar a assistência - recebia os clientes numa loja de doces e fazia-lhes perguntas. Mediante as respostas, recomendava os produtos que mais correspondessem às suas preferências.

Pepper "Bull Eyes" tem na sua base a última geração de software da SAP, nomeadamente uma plataforma de comércio eletrónico, aplicações de interação com o cliente e soluções analíticas, desenvolvidas pela equipa SAP Hybris.

A intenção é que seja usado para que as empresas se relacionem de uma forma inovadora com os seus clientes, aplicando-se a várias outras indústrias além do retalho, como por exemplo hotelaria e o sector público.

Um pouco mais ao lado do Pepper, também havia um espaço de compras, mas aqui a solução é dirigida aos gestores de loja. Ao incorporar várias soluções da SAP, a Live Retail Experience pretende ser uma ferramenta de suporte à atividade diária deste profissional. Consiste, acima de tudo, numa forma de ligar o mundo físico dentro de uma loja com o seu correspondente mundo digital e, assim, garantir uma experiência de compra consistente ao cliente.

Através dela, o gestor pode “ver” a atividade dentro da loja na perspetiva do retalhista, através de um conjunto de analíticas que detalham informação em tempo real, segundo vetores tão diversos como análise de promoções ou movimentações na loja (heatmapping), cruzados com outras dimensões, tais como produtividade e retenção.

A navegação ao longo das várias áreas dá acesso a informação mais detalhada, bem como permite a tomada de decisão, nomeadamente lançar uma promoção para uma determinada categoria, cujas vendas estão abaixo do planeado, por exemplo.

No espaço Live Experience também havia um estádio de futebol, mas com o poder de computação em tempo real do SAP HANA aliado à Internet of Things.

A intenção é que a solução Live Stadium simplifique as diversas operações e transforme a informação em tempo real numa experiência única, personalizada e integrada. É constituída pelas várias fases de um jogo, desde a preparação do estádio, à viagem de carro dos adeptos para o estádio, o fim do jogo e o abandono do estádio.