Imagine: está a ver um programa de culinária na televisão e a comida que está a ser preparada tem um aspeto tão apetitoso que só lhe apetece “provar” o ecrã. E se no futuro pudesse fazer isso mesmo? No Japão já está a ser desenvolvido um protótipo de ecrã para TV capaz de imitar os sabores de diferentes tipos de alimentos.

Criado por Homei Miyashita, professor na Universidade Meiji, em Tóquio, o protótipo, que toma o nome “Taste the TV” (TTTV), ou “Prove a TV”, numa tradução para português, é composto por um ecrã e por uma espécie de “carrossel” com 10 latas de spray com diferentes sabores, entre doce, salgado, amargo ou picante.

Clique nas imagens para mais detalhes

Consoante o que aparece no ecrã, a máquina combina diferentes sprays para recriar o sabor do alimento. A combinação é depois pulverizada sobre o ecrã, que é coberto por uma camada de plástico, para que o utilizador o possa provar.

Em declarações à Reuters, Homei Miyashita, explica que, tendo em conta o contexto da pandemia de COVID-19, a tecnologia que desenvolveu poderá melhorar a forma como as pessoas interagem com o mundo exterior.

“O objetivo é fazer com que as pessoas possam ter uma experiência semelhante a visitar um restaurante no outro lado do mundo sem que tenham de sair casa”, afirma. Há também a possibilidade de usar o equipamento num cenário de aprendizagem à distância para cozinheiros ou sommeliers.

De acordo com o professor, que desenvolveu o protótipo ao longo do último ano, o custo de criar uma versão comercial do TTTV rondaria os 875 dólares. Entre os seus planos está a criação de uma plataforma que dê aos utilizadores a possibilidade de descarregarem sabores a seu gosto.

O criador indica também que já está em conversações com empresas com vista à utilização da sua tecnologia de sprays para a criação de equipamentos que pulverizem sabores, como de pizza ou de chocolate, sobre fatias de pão torrado.