A transferência de tecnologia desenvolvida para as missões espaciais para a prática do dia-a-dia é uma realidade em várias áreas. A Nasa já documentou mais de 1.700 exemplos nos trinta e cinco anos e dá agora conta das inovações que estão a melhorar a vida nas cidades e nas habitações privadas.


A edição de 2010 do Spinoff volta a apontar uma série de tecnologias que “desceram” do espaço para a terra, agora aplicadas de forma comercial na saúde, transportes, segurança pública e protecção ambiental, assim como na informática e produtividade industrial.



A Agência espacial quer assim demonstrar como consegue estender os seus benefícios para além do domínio do espaço e desenvolveu um site onde cada uma das áreas é referenciada, com informação e mesmo vídeos.

[caption]nasa[/caption]

A importância das parcerias desenvolvidas pela Nasa nas várias áreas da investigação está também patente nesta publicação e no site, nomeadamente a aplicação de tecnologia para a modificação das asas dos aviões que já permitiu às companhias aéreas reduzir o consumo de combustíveis de forma significativa.

[caption]nasa[/caption]

Esta edição do Spinoff celebra ainda o 10º aniversário da ocupação da Estação Espacial Internacional, onde muitas das tecnologias desenvolvidas pelos parceiros e pela Nasa são aplicadas.

Como já se torna habitual a agência espacial produziu também um vídeo com o resumo dos principais acontecimentos do ano de 2010 que pode ver abaixo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.