Elden Ring e God of War: Ragnarok foram os grandes vencedores da cerimónia de prémios do The Game Awards, que se realizou esta madrugada (hora de Lisboa) em Los Angeles. Mas muitos fãs dos videojogos assistam ao evento para conhecer as novidades de gaming, com a estreia de trailers e revelações. O evento já começou mesmo a “roubar” o espaço das revelações que por norma se realizam durante a E3 e Gamescom, tal a qualidade e importância dos anúncios e até datas de lançamento dos títulos mais aguardados.
Depois de amealhar o prémio de Melhor jogo do ano para Elden Ring, a From Software não perdeu tempo e já está a trabalhar no seu próximo jogo, revelado na cerimónia. Desta vez o estúdio vai dar descanso aos RPGs que lhe deram fama na última década, para abraçar uma das suas antigas séries. Trata-se de Armored Core VI: Fires of Rubicon, baseado em gigantescos robots futurísticos. O jogo sai no próximo ano para PC e consolas.
Apesar da nomeação para Jogo do Ano, o excelente Horizon Forbidden West vai ter uma primeira expansão. Chama-se Burning Shores e os jogadores vão poder explorar novas localizações na área de Los Angeles, como Santa Monica e Hollywood. Chega em abril de 2023 para a PS5. Ainda nas expansões, Cyberpunk 2077 também chega no próximo ano. Chama-se Phantom Liberty e terá o ator Idris Elba como um dos aperitivos, depois de Keanu Reeves ter brilhado na aventura principal.
Veja na galeria os jogos anunciados ou mostrados no Game Awards:
Também já há data para o esperado Diablo IV, o RPG de ação da Blizzard chega no dia 6 de junho do próximo ano, prometendo regressar ao ambiente mais negro dos primeiros capítulos. Blue Protocol foi um jogo que andou “adormecido” durante um tempo, mas o MMO com um estilo visual inspirado em séries anime vai chegar na segunda metade de 2023 para PC e consolas. A Amazon tornou-se parceira da Bandai Namco para a distribuição do jogo.
E ainda no que diz respeito a jogos online, o MMO Dune Awakening foi mostrado num novo trailer, baseado numa versão pré-alfa. Ainda não há data para o seu lançamento. Já a Airship Syndicate, o estúdio do luso-descendente Joe Madureira, revelou Wayfinder, um novo MMORPG de fantasia em parceria com a Digital Extremes de Warframe.
Um dos aperitivos prometidos para o The Game Awards foi Star Wars Jedi Survival, a sequela de Jedi: Fallen Order, que já tinha sido revelado durante as celebrações de Star Wars. O trailer mostra um pouco da jogabilidade, com combates e habilidades novas de Jedi do protagonista e uma data de lançamento para 17 de março de 2023. A presença do lendário diretor japonês Hideo Kojima na cerimónia de prémios só poderia indicar a revelação do seu próximo jogo. Sem surpresa, Death Stranding 2 foi revelado oficialmente com um trailer enigmático, como é habitual nos seus jogos. A confirmação do regresso de algumas personagens, incluindo o protagonista Porter de Norman Reedus.
Hades II foi outra surpresa, o novo jogo da Supergiant Games e a primeira sequela do estúdio. Trata-se de um rogue-like de combate frenético, com uma perspetiva isométrica. Vai ter um lançamento em acesso antecipado, algures no próximo ano. Muitos não esperavam ver um novo trailer de Suicide Squad no evento, o novo jogo da Rocksteady Games, que ficou famosa pela trilogia Batman Arkham. E há uma grande surpresa para os fãs: Batman vai ter uma presença no jogo e ainda com a voz do recém-falecido Kevin Conroy, o ator que deu voz à personagem nos jogos e séries animadas de TV. Outra grande novidade foi o anúncio de Judas, o primeiro jogo da Ghost Story Games, o novo estúdio de Ken Levine, autor da série BioShock. Pouco se sabe do jogo, mas o trailer mostra um ambiente inspirado nos seus títulos anteriores.
Street Fighter 6 e o novo Tekken 8 são jogos de combate de arenas que os fãs esperam há muito e que foram mostrados em novos trailers. Street Fighter 6 destaca-se pelos seus visuais coloridos e variedade, prometendo arenas mais interativas e diversos mini-jogos paralelos.
Para os fãs de Hellboy há um novo videojogo a ser produzido, desta vez com um design em cel shading para captar a essência do traço da arte do seu autor na banda-desenhada, Mike Mignola. O jogo chama-se Hellboy: Web of Wyrd e pretende ser um jogo de combate, ainda sem data revelada. Outra novidade foi Earthblade, o novo jogo de plataformas indie do autor de Celeste. O jogo promete manter-se desafiante nos combates e a exploração dos cenários.
Nos planos de adaptações de exclusivos da PlayStation para PC, a Sony revelou que em 2023 vão ser lançados Returnal, o rogue-like de ficção científica da House Marque, sem data revelada e The Last of Us Part 1, que chega no dia 3 de março.
Outra surpresa, desta vez para a Switch, foi o anúncio de Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon, um spinoff de Bayonetta dentro do mesmo universo, que mostra as origens destas versões da protagonista. O jogo será um exclusivo Switch e chega no dia 17 de março. E que tal um jogo que reúne alguns dos mais populares atores de filmes de ação dos anos 1990? Crime Boss: Rock City tem Michael Madsen, Chuck Norris, Danny Glover, Kim Bassinger, Danny Trejo e até o rapper Vanilla Ice.
Há um novo título baseado no universo Transformers, chamado Reactivate, produzido pela Splash Damage e pretende contar uma nova história neste universo, com um enfoque no jogo online. Banishers: Ghosts of New Eden é o novo jogo da Don’t Nod e trata-se de um RPG de ação em que o jogador encarna caçadores de fantasmas no ano de 1695.
Como parte do catálogo EA Originals, Immortals of Aveum foi revelado com um teaser, tratando-se de uma aventura de ação com magia, passado num mundo original. O seu estúdio tem veteranos que trabalharam em jogos como Dead Space, Halo e Bioshock. Já Remnant 2 é o próximo jogo do catálogo da Gearbox, produzido pela Gunfire Games. Trata-se de um jogo de ação na terceira pessoa, com elementos online cooperativos, muito focado em encontrar armas e itens especiais.
Já After Us é um jogo artístico e surreal, passado numa Terra pós-humana em que os jogadores assumem Gaia, o espírito da vida. A sua missão é recuperar a vida no planeta.
Foram também mostrados novos trailers de Final Fantasy XVI, The Lords of the Fallen, Baldur’s Gate 3. Para quem estava à espera de Forspoken, no The Game Awards foi revelado que a sua demo está disponível para a PS5.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários