Casas destruídas, telhados levados pelo vento ou desabados devido à força das tempestades, árvores caídas e dezenas de vítimas mortais, além de feridos: ao longo das últimas duas semanas, ventos extremos e tornados afetaram várias regiões dos Estados Unidos, deixando um rasto de destruição.
Este último fim de semana, mais de 50 tornados foram reportados por vários estados no sul e centro-norte do país, com o número de vítimas mortais a subir para 32 no domingo, avança a imprensa norte-americana.
O estado do Arkansas foi um dos mais afetados pelos fenómenos extremos. As cidades de Wynne e Little Rock foram particularmente impactadas pela passagem de tornados, como mostram imagens captadas pelos satélites da Maxar Technologies.
Clique nas imagens para ver o antes e depois da passagem de tornados no estado do Arkansas
A cidade de Wynne, onde pelo menos quatro pessoas morreram, foi “dividida” a meio pela passagem de um dos tornados, que deixou uma linha de destruição, avança a CNN. Na cidade de Little Rock, estima-se que, pelo menos, uma pessoa tenha morrido.
No estado do Arkansas, o impacto do fenómeno levou a governadora Sarah Huckabee Sanders a declarar estado de emergência. No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou a declaração de desastre de grandes proporções no estado, de modo a agilizar a disponibilização de fundos federais para suportar os esforços de recuperação locais.
Outros estados, incluindo Indiana, Iowa e Illinois, também anunciaram estados de emergência ou desastre. Já no estado de Tennessee, as autoridades locais deram conta de, pelo menos, 15 mortos. Em Indiana e Illinois foram registadas, até à data, cinco e quatro vítimas mortais, respetivamente.
No segundo dos estados, uma das mortes ocorreu após o tecto do Apollo Theatre, onde se encontravam 200 pessoas para um concerto, ter desabado devido às tempestades. Foram também reportadas vítimas mortais nos estados do Alabama, Mississippi e Delaware.
Clique nas imagens para ver o impacto dos tornados em várias regiões dos Estados Unidos
De acordo com dados do website PowerOutage.US, as fortes tempestades e tornados também deixaram várias comunidades sem energia. Segundo a CNN, mais de 250.000 pessoas foram afetadas por cortes na rede energética no estado do Arkansas, além de mais de 92.000 na Pensilvânia e 50.000 em Ohio.
As previsões para os próximos dias não são as melhores. O serviço de previsão de tempestades (SPC) do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos alerta que há um risco de fortes tempestades a partir de terça-feira, afetando o sul de Illinois até Arkansas. Com as tempestades podem surgir também tornados, queda de granizo e fortes rajadas de vento, avança o SPC, citado pelo website Axios.
Ainda na semana passada, um tornado tinha devastado a cidade de Rolling Fork, no estado do Mississippi. A destruição de edifícios, casas e outras infraestruturas foi captada pelos satélites da Maxar Technologies, como avançou a NPR. Ao todo, estima-se que a passagem do tornado tenha causado, pelo menos, 25 mortos, além de múltiplos feridos.
Clique nas imagens para ver o antes e depois da passagem do tornado
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários