O Twitter anunciou aquela que será a primeira grande alteração ao serviço desde a sua criação, apresentando mudanças profundas ao nível do design da página e dos conteúdos a que os utilizadores passam a poder ter acesso sem necessidade de navegar para outros sites.

Prometidas estão também novas funcionalidades, como um sistema de busca de utilizadores da rede social, que vai permitir encontrar membros do serviço sem ser preciso procurar na área dedicada às informações do perfil.

O novo layout inclui a separação da página em duas secções, uma delas apresentando os tweets numa configuração semelhante à usada até à data, enquanto um painel do lado direito permitirá visualizar as imagens e vídeos associados às mensagens de 140 caracteres que caracterizam o serviço.

Desta forma, é garantida uma integração dos conteúdos multimédia, que podem ser acedidos no próprio site, clicando sobre a mensagem a que se encontram associados, dispensando a necessidade de links e outras janelas. A novidade é possível graças a uma parceria com 16 serviços de vídeo e fotografia, entre os quais se encontram nomes como o YouTube, Vimeo, Flickr, TwitPic ou Ustream.

[caption]novo layout do Twitter[/caption]

Para além das fotografias e vídeos, do lado direito será também possível aceder a mais detalhes sobre o autor do texto, o lugar de onde a mensagem foi enviada e a sua repercussão entre os membros da rede social.

As novidades destinam-se a tornar "melhor, mais fácil e mais rápida" a utilização do serviço, afirmou um porta-voz da empresa, que chamou a imprensa para uma conferência na sua sede nos EUA, ao final do dia de ontem.

O objectivo é fazer com que os utilizadores do serviço "passem mais tempo na página e voltem com mais frequência", detalhou o CEO da companhia, Evan Williams, adiantando que as alterações já estão disponíveis para alguns membros da rede social e serão estendidas a todos os perfis "durante as próximas semanas".

Em entrevista à Associated Press, o co-fundador do site, Biz Stone, acrescentou ainda que mais mudanças poderão estar na calha, afirmando que a equipa ainda "está a descobrir todas as novas possibilidades".

O TeK experimentou mas as actualizações ainda não estavam acessíveis através do nosso perfil no serviço. Quem, tal como nós, quiser saber o que pode esperar das mudanças anunciadas, pode conferir o vídeo promocional disponibilizado pelo Twitter, que reproduzimos abaixo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.