O mundo dos smartphones já viu várias tendências inovadoras: de equipamentos dobráveis a ecrãs que se enrolam, passando por configurações de câmaras com formatos mais “fora da caixa”. Mas, e se fosse possível incorporar um drone num smartphone?
Recentemente, a Vivo submeteu uma patente que apresenta o conceito de um smartphone que incorpora um mini-drone com câmara. O drone é amovível e, quando não está em uso, é guardado no interior do equipamento, numa espécie de “gaveta”. Numa colaboração com o designer Sarang Sheth, o website LetsGoDigital apresenta agora renders em 3D, que se baseiam na informação disponibilizada pela fabricante chinesa.
Clique nas imagens para mais detalhes
De acordo com a patente, o mini-drone, que conta com quatro propulsores, apresenta, pelo menos duas câmaras, uma na frente e outra no topo, mas não descarta a possibilidade de serem adicionados mais dois sensores. O mini-drone dispõe ainda de sensores de proximidade e de uma bateria, que, ao que tudo indica, será recarregada em simultâneo com o smartphone.
Uma vez que o drone conta com dimensões reduzidas, caso contrário, seria impossível incorporá-lo no smartphone, é provável que as suas capacidades de voo sejam limitadas. Além disso, a própria estrutura do drone pode trazer implicações no que toca à utilização em locais onde haja muito vento. Apesar do design inovador é muito provável que a ideia não chegue ao mercado, pelo menos, para já.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários