Os alunos do mestrado em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto foram os grandes responsáveis por terem colocado o centro histórico do Porto à distância de um clique na plataforma Google Cultural Institute (GCI). A universidade nortenha é assim a primeira portuguesa a “desenhar” uma exposição para o serviço da gigante tecnológica, mas este não é o primeiro projeto de Portugal para o GCI.

São cerca de 60 as fotografias em alta resolução que tentam mostrar os aspetos que caracterizam a cidade além dos já conhecidos monumentos do centro histórico da cidade. “Este é um dia interessante para a cultura, para o desenvolvimento da cidade e para o desenvolvimento da Universidade do Porto”, considerou o reitor da UP, Sebastião Feyo de Azevedo, citado pelo Público.

Por seu lado um dos representantes da Google em Portugal, António Vargas, salientou que está a haver uma  democratização “do conhecimento e do acesso à cultura”. “Sem sair do Porto, os alunos deram a conhecer ao mundo a sua cidade”, explicou.

A exposição Porto World Heritage está neste momento em destaque na página do serviço da tecnológica e além de fotografias os visitantes vão poder encontrar documentos históricos de apoio à “visita”.

Alguns dos segmentos são interativos, como o do túnel da Ribeira, que permite uma navegação ao estilo Street View. Quem quiser aceder à exposição pode fazê-lo através deste link.

Portugal conta ainda com outras exposições como a do Museu Berardo, Palácio de Queluz, Palácio de Sintra e Museu do Caramulo no Google Art Project.

Mais recentemente, mais de 55 locais portugueses passaram a estar disponíveis para visitas virtuais através do Google Maps e Google Street View, num projeto que ficou conhecido como as "Maravilhas de Portugal".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.