No mês passado a TUGA revelou as segmentações dos seus veículos elétricos, com novas ofertas desde o os modelos desportivos aos utilitários e transporte de mercadorias. A empresa luso-canadiana partilhou uma nota de atualização, destacando o trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos meses, tendo sido feitos avanços nos objetivos funcionais propostos. O veículo recebeu atualizações e melhorias a nível de engenharia e técnico, que depois garantiram à empresa fazer as respetivas segmentações dos produtos.

O certo é que a empresa continua confiante que o veículo deixará de ser apenas um protótipo concecional para entrar em fase de produção. A TUGA espera agora que a produção do seu protótipo aconteça no quarto trimestre de 2022. A empresa diz que ao longo deste processo, o objetivo no desenvolvimento do veículo foi garantir que todos os fatores de engenharia refletissem os parâmetros originais do espírito e design concebido pelos fundadores da TUGA.

Nesse sentido, os aspetos operacionais no desenvolvimento do veículo foram constituídos em três fases. Na primeira foi criado o seu design preliminar e engenharia. No segundo entrou-se na fase mais detalhada do design, mantendo a engenharia. Por fim, a terceira fase prevista para o final do ano, é o de montagem e fabrico. A empresa disse que a primeira fase está concluída, estando neste momento na segunda.

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A TUGA pretende resolver algumas questões de mobilidade urbana com o seu modelo. O seu design diferenciador e compacto pode ser estacionado em lugares onde outros veículos não cabem. Mas a segurança é um componente crítico da sua estrutura. “Passo a passo, estamos a concretizar a nossa visão de um modelo avançado elétrico de três rodas num protótipo desenhado para produção”, disse César Barbosa, vice-presidente e líder de projeto da TUGA.

A empresa finalizou diversas configurações pré-definidas de veículos, que embora partilhem várias funcionalidades de design, direcionam-se a diferentes utilizações e necessidades dos clientes, seja um foco na mobilidade, nos serviços ou utilitários. O eixo retrátil, que tem patente pendente, adiciona estabilidade em velocidades de autoestrada e o chassis extensível facilita o acesso dos passageiros ao interior do veículo.

A TUGA Innovations propõe três categorias de veículos e ainda opções de componentes com patente pendente, tais como o eixo traseiro retrátil ou chassis extensíveis, que a empresa diz depois que serão segmentadas para servir as diferentes necessidades dos sectores do mercado.

TUGA tem novas ofertas de veículos elétricos em três segmentos: do desportivo ao transporte de mercadorias
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A primeira categoria centra-se em veículos de alta performance e de edição limitada, capazes de receber transformações, tais como a remoção do para-brisas frontal e o compartimento traseiro para criar um aspeto e sensação de conduzir um roadster. Estes correspondem aos modelos TUGA Thunder e TUGA Falcon.

O segundo grupo de veículos incluem o TUGA Commuter e o TUGA Deliver que são no fundo os modelos de apresentação da fabricante. Estes permitem trocar partes do corpo, tendo sido agora remodelado com mais componentes de segurança. Os veículos podem também ser adquiridos num pacote chamado Mobility as a Service (MaaS) para uma integração funcional nas frotas de entregas, mas também das necessidades da deslocação diária.

Por fim, os modelos TUGA Cargo e TUGA Pickup estendem o seu chassis para satisfazer as necessidades micrologísticas urbanas. Os veículos têm uma capacidade de 600 litros de espaço de carga, num modelo com 88 cm de comprimento, combinado com um eixo traseiro expandido de 128 cm para maior estabilidade.

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