Conhecida como a Lua Cheia do Esturjão, o nome foi dado pelo povo nativo americano Algonquin, pela facilidade com que estes peixes de grande dimensão eram mais facilmente pescados nesta época do ano. Esta é a primeira de duas superluas previstas para o mês de agosto que brilhou os céus esta madrugada.
Na fase do perigeu, a superlua parece 7% maior devido à sua proximidade com a terra e 15% mais brilhante que o habitual, por refletir mais luz solar, quando comparada com uma Lua cheia comum. E este ano esta Lua do Esturjão apareceu ainda mais brilhante e maior do que é habitual, pois esteve mais próxima da Terra, a 357.530 quilómetros, em comparação à média de 382.900 quilómetros.
Veja na galeria imagens da superlua:
Como é habitual, um pouco por todo o mundo, os entusiastas da fotografia captam os melhores momentos destas paisagens astronómicas e a BBC e a Fox News reuniram algumas das imagens fantásticas.
De recordar ainda que no final do mês, mais precisamente a 31 de agosto, há uma Lua cheia “Azul”. Desta vez o satélite natural da Terra estará a 357.344 quilómetros e distância, transformando-se na superlua mais próxima e mais brilhante de 2023.
Veja também as imagens da superlua de julho:
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários