Batizada simplesmente como “The Bridge”, a ponte de aço impressa em 3D, fabricada pela MX3D, tem 13 metros de comprimento e vai ser instalada na capital da Holanda, Amesterdão, mais concretamente em De Wallen, conhecida como a Red Light District. Antes de rumar ao destino final, a equipa está a exibi-la no evento Dutch Design Week, em Eindhoven que decorre até ao dia 28 de outubro.

Com um design da Joris Laarman Lab, a ponte foi projetada para criar novas normas de segurança. Esta está equipada com uma rede de sensores fornecidos pela Alan Turing Institute, e uma vez colocada no sítio, segundo o Gizmodo, conseguirá recolher os dados sobre o tráfego na ponte, a integridade estrutural, entre outras informações sobre o ambiente em redor.

Os técnicos pretendem assim construir uma base de dados que possa ser adicionada a outras pontes desenhadas no futuro. A empresa está confiante na estrutura, tendo sido testada com 30 pessoas, sem problemas a assinalar.

Anteriormente, o plano inicial era construir a ponte diretamente no local, recorrendo a robots para ajudar a aplicar as camadas da estrutura, enquanto esta era impressa. A empresa optou depois por executar o projeto num ambiente controlado e longe dos olhares curiosos das pessoas, sendo depois transportada para o local através de um semi-reboque. A primeira ponte impressa em 3D foi inaugurada em 2017, também na Holanda, mas utilizava blocos de concreto, ao contrário da nova, totalmente construída em aço.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.