A famosa Vespa vai ganhar uma edição totalmente elétrica já em 2018. O anúncio foi feito pela Piaggio durante a última edição da feira internacional de motas de Milão (EICMA), que decorre até ao próximo dia 12 de novembro na cidade italiana.

Este veículo vai chegar ao mercado com o nome de Vespa Elettrica e vai ter uma autonomia de 100 quilómetros, mas note que, tal como todos os elétricos, este número pode variar de acordo com a utilização que lhe é dada.

A empresa adiantou que a mota vai ter uma performance superior à de uma scooter de 50cc, mas a autonomia desta Vespa é de apenas um terço daquilo que os consumidores podem obter com o modelo Primavera - o mais barato da marca. Neste âmbito, importa ainda dizer que, para carregar a bateria na totalidade, vai precisar de quatro horas, um processo que, avisa a Piaggio, se poderá levar a cabo numa qualquer tomada tradicional.

 

As baterias da Elettrica têm um prazo de validade de cerca de 10 anos (ou entre 50 a 70 mil quilómetros) e a fabricante italiana revela que depois de mil ciclos de carregamento, estas terão apenas 80% da sua capacidade original. Não é certo, no entanto, se vai ser possível substituir a bateria.

Se estes valores não lhe encherem as medidas, fique a saber que a Vespa também vai disponibilizar uma edição híbrida - a Elettrica X - com um gerador a gás que terá o dobro da autonomia.

No que diz respeito a outras tecnologias tangíveis, a Elettrica vai contar ainda com um display de 4,3 polegadas no mostrador, que exibirá informações como a velocidade, a autonomia restante e o nível da bateria. Em adição será ainda possível ligar a mota por Bluetooth ao telemóvel, para que esta possa mostrar informações relativas a chamadas e mensagens. Numa app poderá ainda ver diagnósticos de estado do veículo.

tek vespa capacete

Na senda dos acessórios, a Vespa vai ainda lançar um novo capacete que poderá ser conectado à moto. O capacete vai ter altifalantes e um microfone embutido, de forma a que o condutor possa controlar os conteúdos do telefone, como a música, o GPS ou as chamadas telefónicas.

A Vespa Elettrica vai chegar ao mercado em 2018, mas o preço ficou por revelar.