Em 2012 a gigante da tecnologia juntou-se ao Palácio de Versailles para trazer aos mais curiosos uma exposição 3D do castelo real. Oito anos mais tarde a parceria continua a prometer aliar a tecnologia à cultura em “VersaillesVR: o palácio é seu”, desta vez através da realidade virtual.
A aplicação criada pela Google Arts & Culture leva o utilizador numa viagem guiada por uma exposição imersiva pelas seis salas mais famosas do palácio: desde a Sala dos Espelhos ao Quarto do Rei, não esquecendo todos os artefactos que, dada a sua raridade, não podem abandonar o espaço.
Para capturar as imagens que compõem a exposição imersiva recorreu-se à técnica de fotogrametria, a qual reconstrói modelos tridimensionais de objetos ou marcos históricos a partir de fotografias a duas dimensões. Ao todo, a equipa da Google Arts & Culture registou imagens em mais de 21 quartos e em mais de 36.000 metros quadrados, uma dimensão equivalente a cinco campos de futebol.
A experiência em realidade virtual inclui também 18 exposições, as quais contam com 340 obras de arte digitalizadas através da tecnologia de captação de imagens em ultra-resolução. “VersaillesVR: o palácio é seu” permite também ao utilizador selecionar e inspecionar mais de 100 quadros, esculturas e artefactos artísticos.
Se gostaria de visitar o Palácio de Versailles, mas o orçamento para as férias não o permite, então, a proposta da Google Arts & Culture pode ser a resposta para si. A experiência imersiva está disponível para Windows através da plataforma Steam por cerca de 28 euros, sendo compatível com headsets de realidade virtual como o HTC Vive, o Oculus Rift, ou o Valve Index.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários