Seja num jogo, website, software ou até em equipamentos como smartphones: há sempre alguma pequena surpresa escondida para descobrir. E, porque a Páscoa se aproxima a largos passos, o SAPO TEK recorda alguns dos Easter Eggs (ovos da Páscoa) mais memoráveis do mundo tecnológico.

Hoje são raros os videojogos que não incluem algum tipo surpresa escondida no seu interior. Embora se acredite que existam casos anteriores, como, por exemplo, em Moonlander, de 1973, ou ainda em Video Whizball, de 1978, aquele que é amplamente reconhecido como um dos primeiros Easter Eggs num videojogo remonta ao início da década de 80, tendo surgido como um ato de rebeldia.

Confrontado com a decisão de que Adventure, lançado para a Atari 2600 em 1980, chegaria às lojas apenas com “Atari” como referência ao autor, Warren Robinett, criador do jogo, decidiu encontrar uma forma de assinar a sua obra, escondendo o seu nome numa zona secreta, apenas acessível através de um conjunto de passos específicos.

O segredo só foi descoberto já bem depois de Robinett ter saído da empresa, por um jogador de 15 anos, que endereçou uma carta à Atari detalhando o que tinha encontrado.

Easter Eggs no mundo dos videojogos
Easter Eggs no mundo dos videojogos Easter Egg incluído por Warren Robinett no jogo Adventure para a Atari 2600 em 1980.

Desde então, os developers têm vindo a incluir pequenas, ou grandes, surpresas nos jogos que criam para serem descobertas pelos jogadores mais curiosos e persistentes ou pelos fãs mais acérrimos.

De simples referências às equipas que trabalharam no desenvolvimento do título, à cultura pop, a piadas entre jogadores ou até a outros jogos, sem esquecer personagens e conteúdos secretos, surpresas mais caricatas, assustadoras, ou feitas para “espicaçar” quem decide usar cópias piratas: o mundo dos Easter Eggs em videojogos é bem vasto e, na galeria que se segue, pode recordar alguns dos casos mais notáveis.

Clique na galeria para recordar alguns dos Easter Eggs mais memoráveis do mundo dos videojogos

Para lá dos videojogos, os Easter Eggs também marcam presença no mundo online e a Google é certamente uma das empresas tecnológicas que mais surpresas inclui nos seus serviços. O seu motor de busca, por exemplo, tem uma extensa lista de surpresas escondidas, umas mais bem conhecidas do que outras. Embora algumas já não estejam ativas, sempre poderá recordá-las no website elgooG.

Clique nas imagens para ver alguns dos Easter Eggs escondidos no Google 

Mas o motor de busca não é o único local onde a Google esconde segredos curiosos. Entre o Chrome, Google Maps e Earth e o YouTube, há também espaço para Easter Eggs no Android, incluídos desde a versão 2.3 do sistema operativo.

Easter Eggs | Google Easter Eggs | Google
O jogo do dinossauro, que surge no Chrome quando o utilizador está sem Internet, é certamente um dos Easter Eggs mais bem conhecidos da Google.

Se tem um smartphone Android por perto, e quer ver por si mesmo, terá de navegar pelas profundezas do menu de definições, encontrar a secção que indica a versão do sistema operativo e clicar nela várias vezes até que a magia aconteça.

Embora alguns Easter Eggs sejam mais óbvios, outros conseguem passar totalmente despercebidos durante anos. É o caso de um que foi descoberto ainda neste ano no Windows 1.0, 37 anos depois desta versão do sistema operativo ter sido lançada.

A Microsoft costumava incluir várias surpresas secretas nos seus produtos e anteriormente, acreditava-se que o primeiro Easter Egg no seu sistema operativo teria surgido no Windows 3.0, incluindo uma referência escondida à equipa de developers.

O programador Lucas Brooks aventurou-se pela primeira versão do Windows a chegar ao mercado e acabou por descobrir uma pequena janela que revelava os nomes dos membros da equipa de desenvolvimento do sistema operativo.

Despercebidos também passaram os Easter Eggs incluídos nos automóveis da Tesla, isto é, até Elon Musk revelar como aceder à lista completa de surpresas, com várias a poderem ser desbloqueadas através de códigos inseridos na consola do automóvel, lembrando o que se fazia em muitos videojogos clássicos.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Mas, sabia que o SAPO TEK tem também um Easter Egg? O clássico jogo Snake, que se popularizou nos telemóveis da Nokia, foi “imortalizado” no nosso website, surgindo sempre que se depara com uma “página não encontrada” e pode ver como o encontrar neste How to TeK.

Veja o vídeo