“You are my creator, but I am your master…” (“Tu és o meu criador, mas eu sou o teu mestre”). Foi com a famosa frase de Mary Shelley, “mãe” do monstro Frankenstein, que Chris Paine decidiu começar o seu novo documentário em que aborda os principais pontos de discussão sobre os benefícios e perigos da inteligência artificial (IA).

A ficção científica já há muito tempo que antecipa o aumento da inteligência das máquinas e, nos dias de hoje, toda uma nova geração de supercomputadores está a transformar cada aspecto das nossas vidas. O trailer do novo documentário de Chris Paine deixa esta questão bem vincada.

O documentário “Do you trust this computer” explora as promessas e os perigos desta época em desenvolvimento e questiona se a IA irá inaugurar uma era com um potencial sem precedentes ou se será a nossa invenção final.

No filme assiste-se ao crescendo da análise de dados e do machine learning e o seu poder em transformar a sociedade, o que pode incluir eleições, diagnósticos médicos ou no setor do armamento.

Durante mais de 1 hora, o utilizador vai ter acesso ao ponto de vista de algumas das figuras mais influentes da tecnologia, como o fundador do Google, Brain Andrew Ng e, claro, Elon Musk que utilizou o seu Twitter para publicitar o documentário e, ao mesmo tempo, homenagear Stephen Hawking, falecido no passado mês de março.

tek elon musk

É largamente conhecida a opinião de Musk em relação à Inteligência Artificial. O fundador da Tesla e da SpaceX acredita que a IA deve começar a ser regulada antes que algo de mau aconteça e diz que "temos de ser pró-ativos".

O documentário salta de assunto em assunto, desde as linhas de montagem do passado a robots avançados, passando por bombas entregues por drones e pelos feeds de “fake news”.

A ligar todos esses segmentos, está o esforço de programadores e engenheiros para fazer máquinas que imitem, não apenas as habilidades físicas dos seres humanos, mas também características como a intuição e personalidade.

“Do you trust this computer” estreou ontem, quinta-feira, e está acessível aqui gratuitamente, mas só até ao próximo domingo, dia 8 de abril.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.