A Microsoft está prestes a tornar os hologramas numa tecnologia que não é apenas do domínio da ficção científica, mas algo que estará ao alcance de milhares de pessoas. Mas quais as possibilidades? Imensas, de acordo com a tecnológica norte-americana, seja no campo do entretenimento, seja na área da produtividade empresarial.

O segredo está em primeiro lugar num novo equipamento, uns óculos a partir dos quais serão reproduzidas as criações holográficas - as Microsoft HoloLens. O equipamento vai chegar ao mercado na mesma janela de tempo do Windows 10 - o que só deve acontecer na segunda metade do ano.

A Microsoft diz mesmo que as HoloLens são o primeiro computador holográfico do mundo. Equipado com lentes especiais, será possível ver recriações tridimensionais de elementos digitais no espaço real.

Os óculos vêm equipados com CPU e GPU para poder fazer a sua própria renderização de elementos, e há um terceiro elemento, um processador dedicado aos hologramas. E isso torna o dispositivo independente - não será necessário um PC nem um smartphone para poder funcionar.

O executivo da Microsoft que assumiu a apresentação explicou por exemplo que será possível um médico fazer uma cirurgia pela primeira vez recebendo apenas indicações holográficas. O mesmo acontece para os videojogos: coloque os óculos e veja a sua sala de estar transformar-se no terreno de jogo, no campo de batalha ou de futebol.

E o equipamento vem ainda com uma aplicação crítica: chama-se HoloStudio e permitirá aos utilizadores fazerem as suas próprias criações virtuais. Durante a apresentação foi desenhado um drone por exemplo - claro que o mesmo não era real, apenas para quem estava com os óculos.

O equipamento tem ainda microfones integrados que permitem executar comandos de voz - como copiar e colar.

A Microsoft diz que os hologramas acabam por funcionar como pré-visualizações de objetos 3D que estão prontos a ser impressos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.