A Microsoft anunciou a chegada do serviço Xbox Music ao Android, ao iOS e a uma versão Web onde o consumo de música é agora ilimitado e gratuito durante seis meses - para quem tem computadores com Windows 8. A chegada aos ecossistemas móveis concorrentes faz-se numa altura em que vários players lutam para serem líderes de mercado.

O Spotify, o Google Play All Access, o iTunes Radio, o Pandora e o Rdio são serviços que estão a batalhar para serem a referência no mercado da música distribuída por streaming. O Xbox Music também disse "presente".

Ao todo o portfólio da tecnológica norte-americana tem 30 milhões de faixas, incluindo de artistas portugueses. Ao aceder à versão Web, foi sugerido ao TeK a fadista portuguesa Ana Moura, por exemplo:

[caption]Xbox Music[/caption]

[caption]Xbox Music[/caption]

GNR, Tony Carreira, Boss AC e Da Weasel são outros exemplos de bandas que comprovam a existência de um catálogo musical "em português".

A expansão protagonizada pelo Xbox Music também passa pelo conceito de multiplataforma, como maneira de agarrar milhões de novos potenciais utilizadores em todo o mundo. Smartphones, tablets, televisores e computadores - a música da Xbox ouve-se em todo o lado.

A Microsoft diz que já está a preparar novas versões das aplicações móveis para suportarem conteúdos em modo offline. Na versão Web e nos dispositivos com Windows 8 o streaming ilimitado é acompanhado de publicidade e só dura seis meses. Depois deste período vai haver um número limitado de horas e quem procura consumo ilimitado vai ter que subscrever o serviço.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.