A Xiaomi é mais conhecida pelos smartphones que produz e pela relação qualidade-preço que consegue apresentar. A marca, que também é apelidada de ‘Apple da China’, tem uma presença no mercado das câmaras de ação, dos televisores e anunciou uma nova aposta: na área da mobilidade através da Ninebot.

Este dispositivo é uma versão mais pequena da Segway. É um veículo de duas rodas, que se movimenta com base na inclinação do utilizador, tem uma uma haste de apoio central que ajuda ao nível do equilíbrio, mas que só se eleva até à altura do joelho.

Para perceber o conceito, o melhor é ver as imagens da Ninebot:

Além das diferenças na estrutura, a Ninebot-mini destaca-se por ser muito mais barata que a Segway: a proposta da Xiaomi custa o equivalente a 275 euros, enquanto as Segways custam vários milhares de euros.

A Ninebot-mini consegue atingir uma velocidade máxima de 16 Km/H, consegue subir inclinações até 15º e tem uma autonomia estimada de 22 quilómetros.

Recorda-se que a Xiaomi é uma das principais investidoras na empresa Ninebot, que depois de ter sido processada pela Segway, acabou por avançar para a aquisição da empresa que foi pioneira no desenvolvimento dos giropod, veículos de duas rodas que são controlados pelo posicionamento do corpo dos utilizadores.