Mais de 520 milhões de utilizadores e mais de 475 milhões de equipamentos IoT ligados a nível mundial, excluindo smartphones e  portáteis são números impressionantes do ecossistema que a Xiaomi tem vindo a desenvolver e que já integra uma panóplia de produtos bastante diversificada, que vai dos smartphones aos equipamentos para a casa inteligente. Hoje a Xiaomi está a mostrar em Paris como quer continuar a desenvolver a ligação entre o smartphone e os equipamentos conectados e traz novidades em várias áreas, que vão chegar em breve a Portugal.

A aposta no alargamento da gama de produtos conectados tem sido uma das estratégias da Xiaomi, que vai muito para além dos smartphones e Pierre Houard, diretor de marketing de França diz que sente que já lançou mil produtos nos últimos 4 anos, e que a sensação não estará longe da realidade.  A primeira Smart band foi lançada há 5 anos, e depois disso a Xiaomi lançou a sua primeira scooter e em 2019 a primeira TV na Europa, mas a gama de produtos é muito mais alargada.

Um dos destaques da apresentação do Discover Xiaomi 2022 é o novo Xiaomi Book S de 12.4". É o primeiro portátil 2 em 1 da Xiaomi na Europa e segue a linha dos modelos Surface da Microsoft, desenhado para trabalhar em mobilidade. Já com Windows 11, o tablet tem um ecrã tátil de 12.4 polegadas tem um brilho máximo de 500 nits e uma resolução LCD de 2.560 x 1.600, sendo alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 2.

A Xiaomi defende que esta é a melhor forma de equilibrar a vida pessoal com a vida privada, num equipamento desenhado para o trabalho híbrido e para as videoconferências, a nível da qualidade da câmara e do som.

O tablet tem uma câmara traseira de 13MP e uma câmara frontal de 5MP, preparada para as sessões de videoconferências que vão ser mais claras com os microfones duplos e altifalantes duplos de 2W.

Veja as imagens

O carregamento de 65 W é feito com um carregador mais pequeno e leve, uma solução única para carregar todos os equipamentos, do tablet ao smartphone, mas a Xiaomi destaca também a optimização da bateria que tem uma duração estimada de 13 ou mais horas.

O novo Book S vai chegar às lojas portuguesas a partir de 29 de junho e nos primeiros dias pode comprar o equipamento com o teclado por 699 euros, mas depois de 3 de julho já vai ter que pagar mais 150 euros para ter o acessório. A caneta Smart Pen não faz parte do "pacote" inicial e custa mais 99 euro, para usar em desenhos ou para tomar notas nas apresentações.

A nova banda Xiaomi Smart Band 7 é outro dos destaques da apresentação de hoje, com uma versão "reforçada" da pulseira da Xiaomi. O ecrã é maior do que na versão 6, mais 25%, com 1,62 polegadas e um display AMOLED personalizado. A pulseira traz mais de 110 modos desportivos e é mais "respirável" para acompanhar o esforço do treino.

O primeiro modelo da Smart band foi lançado há 5 anos e é um dos produtos de maior sucesso da Xiaomi, pelo que a expectativa em relação a esta nova versão é grande.

Veja as imagens

Os modos desportivos permitem ajustar os objetivos ao tipo de treino e estilo de vida e há três modos adicionais, de carga de treino, duração de recuperação e efeito de treino que ajudam na personalização. Em termos de sensores a Xiaomi Smart Band 7 tem uma nova análise da quantidade máxima de oxigénio a usar no treino, a VO2 max e permite o controle do sono, a medição de oxigénio no sangue (SpO2) e também do ritmo cardíaco.

A bateria foi também melhorada para poder durar até 14 dias em modo de espera e a banda pode ser usada em treinos à chuva e mesmo na natação.

A Xiaomi Smart Band 7 vai estar à venda já hoje em Portugal com um preço de lançamento de 49,99 euros até dia 24 de junho. A partir dessa data o preço de venda ao público passa a 59,9 euros.

Entre as novidades que vão chegar a Portugal, mas em data a definir, está a nova Scooter 4 Pro, com um motor de 700W e capaz de atingir os 25 km/h. A capacidade da bateria é de 12.400mAh e a Xiaomi garante que pode cobrir uma distância de até 45 km com uma carga. A segurança é uma das prioridades e por isso a empresa tem agora peneus peneumáticos de 10 polegadas e uma camada que os protege de furos mas que também os torna mais seguros, e um sistema de travões duplos traseiros e com eABS na frente.

Conte ainda com um carregador magnético, que está colocado de forma mais conveniente, e a dobragem fácil para guardar a Scooter rapidamente. Para Portugal a data de comercialização e o preço estão a ser definidos, mas no mercado europeu a trotineta vai custar 800 euros.

Foi ainda apresentado um novo televisor, o Xiaomi TV A2, com dimensões entre as 32 e 58  polegadas e suporte a 4K, com Dolby Vision. A TV tem integrado o Android TV, com o Google Assistant e o Chromecast para transmissão mais fácil a partir dos telefones, tablets ou portáteis. Pode ainda controlar outros equipamentos IoT através do controle remoto.

Não há data ainda para a chegada do televisor a Portugal, mas em alguns mercados europeus vai estar à venda em junho 2022, com um preço que começa nos 449 euros para as 42 polegadas.

Xiaomi TV A2
Xiaomi TV A2 créditos: Xiaomi

Veja as imagens da apresentação Discover Xiaomi 2022 que o SAPO TEK está a acompanhar

Nota da Redação: Foi feita uma atualização nas datas de comercialização da Xiaomi Smart Band 7. Última atualização 22/6/2022 às 16h49