Desde que foram anunciados, os automóveis da Xiaomi têm gerado grande interesse, pelas opções assumidas no design e fabrico e também pelo preço, e o potencial de gerarem uma nova concorrência no mercado de elétricos, desafiando a Tesla e marcas chinesas como a BYD, mas também outras fabricantes de luxo, como a Porsche. Ainda não se sabe quando chegará ao mercado internacional mas ontem Lu Weibing, presidente e partner da Xiaomi, adiantou em declarações ao portal financeiro Jiemian News que o objetivo é comercializar os automóveis na Europa até 2027, como indica a Reuters que cita a entrevista.

No ano passado o Xiaomi SU7 fez a primeira aparição "ao vivo" na Europa, no MWC24 em Barcelona, mas só para exposição. Este ano o stand da marca tem não um mas dois carros, o novíssimo Xiaomi SU7 Ultra que acabou de ser lançado mas que estava apenas para ser visto e não tocado, no modelo amarelo que rodava numa plataforma giratória. Mais acessível, mas não para todos, o Xiaomi SU7 Max estava disponível para alguns convidados (muito poucos) a experimentar o sistema de conetividade e a entrar no carro, com uma explicação sobre as funcionalidades do ecossistema CarIoT.

No stand está exposta a versão azul meteoro, protegida com barreiras transparentes e com uma equipa de demonstração que passa em revista os principais pontos do carro, desde o design e a construção ao motor e capacidade de aceleração e duração da bateria já eram conhecidos.

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Mais interessante é poder entrar no carro, sentir o conforto e estética do interior e perceber como funciona o sistema de interligação com os equipamentos do ecossistema CarIoT, com "rotinas" que podem ser preparadas para começar a aspiração da casa, desligar a TV ou fechar as cortinas quando sai, fazendo o contrário quando estaciona à porta de casa no regresso.

O Xiaomi SU7 tem um ecrã de 16,1 polegadas a partir do qual tudo é controlado, tirando partido das funcionalidades de toque e da qualidade 3K para mostrar os conteúdos multimédia. Pode ainda ligar tablets externos como uma forma de expansão, criando um "ecossistema" com 5 ecrãs dentro do carro.

Os equipamentos smart home da Xiaomi são suportados com uma integração fácil, com acesso sem passwords e com a possibilidade de automatizar alguns cenários de um ecossistema cada vez mais integrado. Está ainda a prevista a possibilidade de ligar mais equipamento, sendo suportado o CarPlay da Apple e a possibilidade de usar o iPad e os acessórios, assim como as aplicações.

A experiência faz parte da visão Human x Car x Home da Xiaomi e de uma interligação cada vez mais próxima entre os vários equipamentos inteligentes para uma "smart life", com o HyperOS a assumir um papel fundamental.

De notar ainda que o SU7 Max conta com uma combinação de 11 câmaras e a plataforma de computação NVIDIA DRIVE Orin, com algoritmos desenvolvidos à medida para que as diferentes versões dos carros da Xiaomi possam garanti experiências sem problemas na interligação.

O SAPO TEK está a acompanhar o MWC25 que decorre em Barcelona de 3 a 6 de março, siga todas as novidades e anúncios mais relevantes com o nosso especial.

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