
Já está disponível no mercado chinês o modelo de automóvel elétrico topo de gama da Xiaomi, o SU7 Ultra. O modelo chega ao mercado quase um ano depois da estreia da primeira versão SU7, registando um elevado sucesso na China. Nos últimos meses a fabricante tem vindo a falar da versão desportiva, o SU7 Ultra, concebido para competir na gama alta de luxo da Porsche Taycan Turbo, BMW Série 5, Audi A6 ou Mercedes-Benz Classe E. Inicialmente, o plano da Xiaomi era competir com o Tesla Model S Plaid, que estava a vender na China por cerca de 114 mil euros.
O protótipo do modelo, equipado com o kit de corrida, desafiou os limites da velocidade, batendo o recorde do automóvel de quatro portas mais rápido no circuito de Nürburgring Nordschleife, em outubro de 2024. O veículo já tinha registado uma capacidade de aceleração dos 0-100 km/h em 1,98 segundos. E a Xiaomi desafiou qualquer outro modelo tradicional a combustível a conseguir uma aceleração dos 0-200 km/h em apenas 5,96 segundos e ainda dos 0-300 km/h em 15,07 segundos, para uma velocidade máxima acima dos 350 km/h.
Veja as imagens do Xiaomi SU7 Ultra:
A chegada ao mercado foi mais um motivo de surpresa, desta vez pelo preço do automóvel dentro do segmento de luxo. Já se sabia que as primeiras unidades seriam entregues em março da versão comercial do Xiaomi SU7 Ultra, mas estimava-se um preço de cerca de 105 mil euros. A fabricante decidiu cortar “radicalmente” no preço da nova versão que chega com um valor de 529 mil yuan, ou seja, 69.530 euros. Um desconto de 35% que rapidamente provocou uma reação na procura, resultando em mais de 6.900 encomendas nos primeiros 10 minutos, avança a Reuters. Em poucos minutos a fabricante praticamente atingiu o objetivo de vender 10.000 unidades projetadas para até ao final do ano.
Apesar do desconto, os entusiastas da velocidade, podem ter acesso ao kit de corrida semelhante ao da pista, uma edição limitada do SU7 Ultra de luxo, que vai ter o preço sem o desconto, de 814.900 yuan (107,5 mil euros). A Xiaomi pretende lançar o “Racing Package” e a versão “Nürburgring Nordschleife Limited Edition”. Ambos vão estar disponíveis quando a versão de produção do Xiaomi SU7 Ultra completar a volta de desafio do famoso circuito, diz a marca no comunicado.

Para apimentar as vendas, a Xiaomi diz que quem comprar o SU7 Ultra até ao fim de março, a fabricante oferece ainda de forma vitalícia o acesso gratuito ao sistema de condução inteligente Xiaomi HAD, que custa 26.000 yuan (3.400 euros).
O novo modelo chega ao mercado em cinco cores do exterior: amarelo (Lightning Yellow), prateado (Space Silver), verde (Verdant Green), branco pérola (Pearl White) e preto (Obsidian Black).
Pegando no design inicial do Xiaomi SU7 Max, este modelo Ultra inclui um kit aerodinâmico com maiores dimensões, para uma postura mais agressiva na estrada. À frente tem um splitter frontal e um defletor de ar, acompanhado de lâminas de ar em formato “U”, para que seja aumentada a força descendente frontal. A grelha de entrada foi alargada, o que aumenta a área de refrigeração em 10%.
Na parte traseira tem um difusor ativo ajustável em duas configurações para se adaptar ao equilíbrio de arrasto e a força descendente e dessa forma garantir um consumo energético reduzido numa condução normal. Tem ainda um spoiler fixo em fibra de carbono para manter uma força descendente a alta velocidade.
Veja o vídeo do Xiaomi SU7 Ultra:
O automóvel conta com o mesmo sistema de três motores e uma bateria de alta potência da versão anterior, neste caso concebida para pista. O veículo tem o sistema avançado de travagem, garantindo uma imobilização do veículo a uma velocidade de 100 km/h em 30,8 metros.
Para o interior do sedan, a Xiaomi criou um design de carro desportivo, tendo melhorado a aerodinâmica dos bancos e volante. Os bancos desportivos têm suporte lateral ativo, para uma resposta mais rápida e maior estabilidade. O volante foi construído em fibra de carbono, revestido com um tecido microfibra Alcantara.
O volante tem um marcador amarelo em posição das 12 horas para ajudar o piloto nas manobras em alta velocidade. Não fugindo aos tons amarelos que caracterizam este SU7 Ultra, os cintos de segurança têm adornos da mesma cor. E ainda tem um botão “boost” vermelho no volante.
Apesar de não se saber os planos da Xiaomi para o lançamento global da sua linha de automóveis, à semelhança do ano passado, a fabricante vai mostrar o novo SU7 Ultra no Mobile World Congress na próxima semana, em Barcelona.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
App do dia
Unsolved: Hidden Mystery Games desafia à atenção para descobrir pistas -
Site do dia
Griply reúne num único lugar as tarefas e objetivos do dia-a-dia para se manter organizado -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários