A ZTE aproveitou o Mobile World Congress, que decorreu na semana passada em Barcelona, para mostrar uma tshirt que é também um wearable. Completamente de tecido, a peça inclui vários sensores embebidos, que permitem monitorizar um conjunto de sinais vitais e transmiti-los remotamente. 

A YouCare foi fabricada em Itália e foi desenhada para assentar as comunicações remotas de dados que vai gerar em tecnologia 5G. Os dados recolhidos pelos sensores no tecido são lidos e transmitidos com a ajuda de um pequeno dispositivo, que pode ser integrado e removido da tshirt sempre que necessário. 

Muito 5G mas sem smartphones e com poucos gadgets: o MWC21 foi uma "sombra" do que é habitual
Muito 5G mas sem smartphones e com poucos gadgets: o MWC21 foi uma "sombra" do que é habitual
Ver artigo

A YouCare consegue fazer eletrocardiogramas (monitorizando parâmetros cardíacos), analisar parâmetros respiratórios, componentes do suor, esforço muscular e temperatura do corpo o que, segundo a ZTE, é uma estreia no domínio dos sensores têxteis. Graças à conectividade 5G, esta informação vai poder ser transmitida quase em tempo real para centros médicos ou para o próprio utilizador. 

Os testes ao conceito, sobre redes 5G, começam no outono, no centro de investigação de L’Aquilla, em Itália. O projeto que culminou na criação da tshirt, feita apenas de materiais laváveis e livre de componentes com metal, estava a ser desenvolvido desde 2018. 

Veja algumas das imagens do MWC21