Normalmente o MWC21 decorrem no final de fevereiro, e é uma "romaria" sagrada para toda a indústria ligada às telecomunicações e tecnologia, atraindo mais de 100 mil profissionais que visitam a feira para fazer negócio e conhecer as novidades, e milhares de empresas que enchem 8 pavilhões, e mais alguns espaços fora do enorme espaço de exposições que foi criado especialmente para esta feira em Barcelona.
No ano passado a chegada da pandemia da COVID-19 transformou as ruas e o centro da Fira Gran Via num deserto, e este ano a GSMA, a associação da indústria que organiza o evento, insistiu em fazer uma conferência e feira presencial, mudando a data para final de junho e tentando escapar à pior onda da pandemia. Mas a variante Delta acabou por trocar as voltas aos organizadores e mais uma vez as desistências de grande marcas sucederam-se, esvaziando o MWC21.
A feira começou a 28 de junho e terminou ontem, 1 de julho, com números reduzidos de expositores e de participantes, mas sem uma contabilização ainda oficial da parte da GSMA. Certo é que foram também poucas as novidades a surgir da feira, mesmo que alguns dos principais nomes da indústria tenham optado por apresentações virtuais, como aconteceu com a Lenovo, Samsung, TCL e Huawei.
Testes PCR para entrar no país, e na feira, obrigatoriedade de máscaras, desinfeção dos espaços e distanciamento físico não parecem ter convencido os visitantes habituais a "arriscar", e por isso mesmo a GSMA apostou mais em público local, tentando atrair mais visitantes espanhóis ao espaço. E as imagens mostram que alguma animação, sobretudo em momento chave como a habitual visita do Rei de Espanha ou a conferência de Elon Musk.
Das impressões de quem participou fica o destaque dessa conferência onde Elon Musk partilhou os seus planos para a Starlink e também de um concerto da banda Bon Jovi.
O 5G foi, mais uma vez, protagonista, com as principais empresas a mostrarem as suas soluções de conetividade e tecnologia para explorar o potencial da velocidade e da baixa latência. Não faltam soluções para a indústria e também para os consumidores individuais, numa altura em que o Global Mobile Economy Report da GSMA revela que já há 165 redes ativas, em 65 países. Até ao final de 2025 estima-se que mais de 2 em cada 5 pessoas no mundo viva numa zona que tem cobertura 5G.
Um vídeo partilhado no Twitter dá uma visão breve sobre o espaço e alguns dos destaques do primeiro dia do MWC21.
Espaço premium para as startups
A área de startups, 4YFN- 4 Years From Now, conseguiu também trazer uma dinâmica visível com as empresas a mostrarem os seus projetos na exposição e a ganharem espaço de "palco" na conferência.
Enquanto noutros anos esta área fica separada do espaço principal do MWC, em 2021 teve um "upgrade" para a Fira Gran Via, e como seria de esperar houve alguma animação adicional.
No encerramento a GSMA revelou os seus planos de permanecer em Barcelona e a contagem decrescente já começou. A data do próximo ano já está marcada, de 28 de fevereiro a 3 de março de 2022, 4 dias para marcar na agenda e esperar que a pandemia de COVID-19 tenha sido ultrapassada até lá.
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