A Católica-Lisbon School of Business & Economics apresentou hoje, 8 de maio, o Católica-Lisbon Center for Technological Innovation and Entrepreneurship (CTI&E), num evento onde Patrick Drahi, fundador da Altice, entregou um prémio à melhor tese de mestrado na área da inovação e ao melhor projeto de empreendedorismo.

O Centro assenta as suas atividades nas áreas de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo com o objetivo de responder ao alto nível de interesse de estudantes, empresas, ecossistema de empreendedorismo e inovação e da sociedade em geral.

Além desta ligação entre estudantes, docentes e o ecossistema de empreendedorismo e inovação nacional e internacional, o Centro quer promover a visibilidade da pesquisa dos seus membros em Portugal e internacionalmente, assentando numa premissa de excelência em pesquisa na área de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo através de bolsas de investigação, publicações de trabalhos de pesquisa e apresentações em conferências académicas.

A liderança em educação para graduandos, graduados e educação executiva nas áreas de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo é outro dos pilares à volta dos quais o CTI&E constrói as suas atividades, promovendo métodos e conteúdos de ensino inovadores.

Por fim, a partilha do conhecimento da comunidade académica com a sociedade em geral através de, por exemplo, revistas relacionadas com comércio, livros, artigos, etc. e de eventos (conferências que reúnem académicos e profissionais com os alunos também faz parte do plano de ação do Centro.

Céline Abecassis-Moedas, diretora académica do CTI&E defende que “a Católica-Lisbon tem uma profunda e vasta experiência nas áreas da investigação nos domínios da inovação corporativa, gestão de tecnologia, desenvolvimento de novos produtos e empreendedorismo, com relevante qualidade e impacto para a sociedade em geral”.

A responsável pela apresentação do Centro assume ainda que, com o apoio financeiro da Fundação Patrick e Lina Drahi, a Católica vai poder “desenvolver e demonstrar a sua investigação e ensino nestas áreas através do CTI&E que, por sua vez, vai agregar e comunicar as atividades já realizadas” naquela universidade.

Depois da entrega de prémios, Patrick Drahi respondeu a algumas questões colocadas por alunos presentes no anfiteatro da Católica onde Drahi referiu que para se ser um empreendedor de sucesso, mais importante que a experiência ou a ambição é a capacidade de acreditar em si mesmo.

“As pessoas têm que deixar de andar à volta da piscina e devem, simplesmente, mergulhar. Se forem ao fundo, é porque aprenderam a nadar demasiado tarde”.

Para o fundador da Altice, os valores mais importantes são a “fidelidade e espírito de equipa porque os negócios não são uma linha reta e ter liberdade para fazer o que queres fazer, independentemente do que te digam. Aliás, se te dizem que o teu negócio é mau, provavelmente ele é bom”, concluiu.

(última atualização às 20h15)