
A primeira missão da Europa na Lua com um módulo de alunagem deverá ser lançada em 2031, avançou hoje a Agência Espacial Europeia (ESA) ao anunciar a contratualização da construção do engenho.
O Argonauta, o primeiro módulo de alunagem europeu, vai ser construído por um consórcio liderado pela empresa aeroespacial Thales Alenia Space, com a qual a ESA assinou um contrato.
Segundo a ESA, a primeira missão operacional com o módulo, a Argonauta, está prevista para 2031.

Em comunicado, a Agência Espacial Europeia realça que o Argonauta "é uma das contribuições da Europa para os programas lunares internacionais, em particular o programa Artemis da NASA [agência espacial norte-americana], e os serviços comerciais de alunagem", permitindo "estabelecer uma presença humana permanente e sustentável na Lua".
A NASA prevê enviar de novo astronautas para a órbita da Lua em 2026 e para a sua superfície em 2027, incluindo a primeira mulher e o primeiro negro.
De acordo com a ESA, o módulo Argonauta "será capaz de sobreviver às rigorosas noites e dias lunares durante cinco anos, proporcionando uma exploração lunar sustentável".
O aparelho poderá "fornecer infraestruturas, instrumentos científicos, veículos robóticos, demonstradores de tecnologia e recursos vitais para os astronautas na superfície lunar, como comida, água e oxigénio".
O módulo de alunagem foi pensado para funcionar em sintonia com os futuros sistemas de comunicação e navegação lunares europeus Lunar Link (Ligação Lunar) e Moonlight (Luar).
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários