Terminou a quarta, e provavelmente a última, aventura espacial do astronauta da NASA Don Pettit, depois de quatro missões ao espaço, incluindo as Expedições 71 e 72 no qual serviu como engenheiro de voo. No total da sua carreira, somou 590 dias em órbita. O astronauta chegou à Terra no último domingo, dia em que completou 70 anos, juntamente com os cosmonautas Alexey Ovchinin e Ivan Vagner da Roscosmos.

Dois cosmonautas russos e um astronauta norte americano são os novos ocupantes da Estação Espacial Internacional
Dois cosmonautas russos e um astronauta norte americano são os novos ocupantes da Estação Espacial Internacional
Ver artigo

De recordar que a Expedição 73 já tinha chegado à Estação Espacial Internacional no dia 8 de abril, com os cosmonautas russos Sergei Ryjikov e Alexei Zubritskiy e o astronauta norte-americano Jonny Kim, da NASA, a bordo da Soyuz. O astronauta e os dois cosmonautas deverão passar cerca de oito meses na ISS e realizar 50 experiências científicas no espaço até regressarem à Terra, previsto para o dia 9 de dezembro.

Don Pettit chegada à Terra - Expedição 72
Don Pettit chegada à Terra - Expedição 72 Créditos: NASA

No regresso de Don Pettit e os cosmonautas russos, a cápsula Soyuz MS-26 aterrou assistida por um paraquedas nas estepes do Cazaquistão, a sueste da aldeia de Dzhezkazgan, depois de 220 dias no espaço correspondente à Expedição 72. Segundo a NASA, a equipa orbitou a Terra 3.520 vezes, tendo completado uma jornada de 93,3 milhões de milhas durante esta missão, desde que a Soyuz atracou na estação espacial no dia 11 de setembro de 2024.

Durante a sua estadia na ISS, Don Pettit conduziu missões de investigação para melhorar as capacidades de impressão 3D de metal em órbita, tecnologias avançadas de sanitização de água, explorou o crescimento das plantas mediante variações da condição da água, assim como o comportamento do fogo em microgravidade. Investigações que a NASA aponta como essenciais para contribuir para futuras missões ao espaço.

Mas se há algo pelo qual o astronauta veterano também é conhecido é a sua paixão pela fotografia, tendo registado alguns momentos do espaço durante os seus tempos livres. Don Pettit era bastante ativo, conduzindo também os seus próprios experimentos no espaço quando não estava em serviço.

Veja as fotografias captadas pelo astronauta da NASA: