As inscrições para a iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia encerraram no passado dia 13 de março com 550 candidaturas, valor que representa um aumento em 20% face às inscrições recebidas na edição de 2022.

A Agência Espacial Portuguesa, que promove e organiza o concurso, recebeu candidaturas de todas as regiões do país. Dos jovens entre os 14 e os 18 anos que se candidataram ao Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, 294 são participantes do sexo masculino e 258 do sexo feminino.

À semelhança da edição anterior, o distrito de Lisboa continua a ser o mais representado, seguindo-se o Porto e Setúbal. Também as regiões autónomas dos Açores e da Madeira contam com participações de aspirantes a Astronautas por um Dia, duplicando o número de candidatos em relação à última edição. Destacam-se ainda aumentos significativos no número de candidaturas provenientes de Beja, Faro e Castelo Branco.

O processo de seleção da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia replica os processos utilizados pelas agências espaciais na seleção de astronautas e as candidaturas serão agora avaliadas, com o objetivo de selecionar 250 candidatos que, numa segunda fase, serão sujeitos a uma prova de lógica e perceção espacial.

Seguem-se, depois, as provas físicas e, por fim, uma entrevista que ditará o nome dos 30 finalistas que irão voar no voo parabólico no próximo dia 3 de setembro, a partir da Base Aérea N.º 11, em Beja.

A primeira edição da iniciativa decorreu a 16 de setembro último e consistiu num voo parabólico de duas horas, com os jovens finalistas a terem a oportunidade de experienciarem entre cinco a seis minutos de gravidade zero.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a experiência em gravidade zero

Para os jovens astronautas por um dia com quem SAPO TEK falou, o "batismo" de voo em gravidade zero foi uma sensação quase indescritível, marcada por um turbilhão de emoções, proezas e experiências a bordo, muitas fotos, mas também alguns "percalços".

Clique nas imagens para ver a chegada dos jovens astronautas por um dia 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.