No dia 28 de abril chegava à Estação Espacial Internacional a tripulação de astronautas da Crew-4 da SpaceX. Quase seis meses no espaço, a conduzir experiências científicas, a equipa está agora de regresso à Terra, depois de ter sido substituída na semana passada pela Crew-5. Foi uma viagem de quase 29 horas para chegar à ISS no espaço.

Felizmente o regresso ao planeta é bem mais rápido, esperando-se uma viagem de cerca de cinco horas. As manobras de encerramento das comportas da cápsula começaram esta tarde, cerca das 16h30 (hora de Lisboa), tendo a tripulação recebido luz verde para iniciar o processo da viagem. Espera-se que a cápsula Dragon Freedom que transporta os astronautas “mergulhe” nas águas da Flórida, nos Estados Unidos, por cerca das 21h55 (hora de Lisboa).

Astronautas da Crew-4 já estão a bordo da Estação Espacial Internacional. Veja as imagens da chegada
Astronautas da Crew-4 já estão a bordo da Estação Espacial Internacional. Veja as imagens da chegada
Ver artigo

Às 17h05 a NASA deu a confirmação final para a separação da cápsula da ISS, desejando boa viagem à tripulação. Seguem-se algumas "acelerações" dos motores da cápsula para se afastar da ISS e posicionar-se para a viagem de regresso à Terra. O "burn" principal demorou 21 segundos, como esperado, preparando a cápsula para a longa viagem.

A tripulação da Crew-4 é composta pelos astronautas da NASA Bob Hines, Kiell Lindgren e Jessica Watkins, juntamente com a astronauta da ESA Samantha Cristoforetti. Recorde-se que a equipa realizou experiências científicas, onde se inclui o desenvolvimento de uma retina humana artificial. A tecnologia poderá vir a ser usada para substituir células fotorrecetoras danificadas nos olhos, potencialmente restaurando a visão em milhões de pessoas que sofrem de doenças degenerativas da retina.

Recorde a chegada da Crew-4 à ISS em abril:

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.