A NASA quer tornar o turismo espacial numa realidade e tem vindo a analisar várias propostas de construção e plataformas e áreas comerciais para futuros viajantes na órbita baixa da Terra, onde circula a Estação Espacial Internacional. Após cerca de oito meses de deliberação, a agência decidiu escolher a Axiom Space, uma startup norte-americana, para construir o primeiro módulo residencial espacial na ISS.

De acordo com a NASA, a Axiom Space vai construir o seu “habitat” espacial para humanos à entrada do Nó 2, um dos módulos de conexão da ISS. O espaço será utilizado para a realização de experiências tecnológicas e habitacionais, sendo que os futuros turistas chegarão através de voos espaciais quer na Crew Dragon da SpaceX ou da Starliner da Boeing. A agência e a empresa vão começar agora a negociar os termos do seu contrato.

Possível design do interior do módulo da Axiom Space na ISS criado por Philippe Starck.
créditos: Axiom Space

“O trabalho da Axiom no desenvolvimento de um destino espacial comercial é algo importante para a NASA”, afirmou Jim Bridenstine, administrador da agência, em comunicado, relembrando que a decisão terá um impacto fulcral no treino dos astronautas, na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico de missões na órbita baixa da Terra. “Estamos a transformar a forma como a NASA trabalha com a indústria de modo a beneficiar a economia global e fazer avançar a exploração espacial”, indicou o responsável.

NASA analisa propostas de construção de espaços comerciais em órbita baixa terrestre
NASA analisa propostas de construção de espaços comerciais em órbita baixa terrestre
Ver artigo

O desenvolvimento de missões comerciais na órbita baixa da Terra é um dos cinco elementos do plano de abertura da Estação Espacial Internacional a novas oportunidades. Recorde-se que a NASA se viu obrigada a encontrar alternativas de privatização da ISS uma vez que Donald Trump decretou em 2018 o fim do seu financiamento direto até o final de 2024.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.