A Soyuz MS-22 já se encontra em solo firme, depois de ter desacoplado com sucesso da Estação Espacial Internacional, realizando uma viagem de cerca de duas horas. Sem tripulação a bordo, a cápsula descolou com sucesso da ISS perto das 11 da manhã (hora de Lisboa) e aterrou cerca de uma hora e 45 minutos depois no Cazaquistão, assistido por paraquedas automático.

Crew-5: Astronautas chegam à ISS após uma viagem de 29 horas. Veja as imagens
Crew-5: Astronautas chegam à ISS após uma viagem de 29 horas. Veja as imagens
Ver artigo

A cápsula foi responsável por transportar o astronauta da NASA Frank Rubio e os cosmonautas da Roscosmos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, em setembro de 2022. Mas uma fuga de líquido refrigerante, detetada em dezembro, acabaria por tornar a cápsula inviável para transportar os astronautas de regresso a casa. E nesse sentido recebeu hoje a luz verde para a viagem  de regresso, não tripulada.

No dia 23 de fevereiro foi enviada a cápsula de substituição, a Soyuz MS-23, que terá agora a missão de trazer de regresso o trio de astronautas e cosmonautas que a sua antecessora transportou para o espaço. A viagem de regresso de Rubio, Prokopyev e Petelin está marcada para o dia 27 de setembro, se todas as condições forem reunidas.

Atualmente a ISS conta com sete elementos da Expedição 69, incluindo os astronautas da NASA Stephen Bowen, Woody Hoburg e Frank Rubio, os cosmonautas da cSergey Prokopyev, atual comandante de tripulação da estação espacial, Andrey Fedyaev e Dmitri Petelin. A equipa fica completa com o astronauta dos Emiratos Árabes Unidos, Sultan Alneyadi.

ISS

Ao todo, prevê-se que os astronautas realizem mais de 200 experiências científicas a bordo da ISS, estando também planeadas demonstrações tecnológicas. Entre as experiências em questão está um estudo sobre o comportamento de órgãos humanos impressos artificialmente no Espaço, assim como outro centrado na observação de bactérias cultivadas em microgravidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.