Tornar objetos invisíveis é tema para filmes de ficção científica, mas os cientistas do MIT encontraram provas de uma das leis da física de um fenómeno conhecido como Pauli Blocking, que refere que se os átomos forem arrefecidos e espremidos ao extremo, estes ganham a habilidade de suprimir a luz de se espalhar. Ou por palavras simples, tornar a matéria “invisível”.
Esta noção quântica já foi prevista há cerca de 30 anos, mas os cientistas do MIT conseguiram agora replicar o efeito através de lasers capazes de encolher o gás lítio depois de o arrefecer a muito baixas temperaturas. Este gás tornou-se invisível, impedindo que a luz refletida se espalhe. O resultado desta experiência pode ganhar utilidade prática em proteções de sistemas para computadores quânticos, para que não haja fuga de dados.
Segundo a New Scientist, o fenómeno já foi observado em três experimentos independentes, fazendo com que gás quântico se torne transparente. O fenómeno Pauli Blocking acontece quando os gases produzidos por um tipo de partícula chamada Férmion, uma categoria que inclui protões, neutrões e eletrões que constituem os átomos. Estas partículas obedecem à regra chamada Pauli Blocking que diz que dois Férmions idênticos não podem ocupar o seu mesmo estado quântico num dado sistema.
Para compreendermos melhor, os cientistas explicam que este principio aplica-se a tudo o que está à nossa volta, determinando a estrutura e a estabilidade da matéria. Este é o princípio que nos impede de cair no chão, refere a publicação. Esse mesmo princípio aplica-se aos átomos do gás, utilizados na experiência. É referido que normalmente os átomos de gás têm um grande espaço para se mover e que quando se envia uma partícula de luz para a nuvem, os átomos saltam e interagem com o mesmo. Isso faz com que haja saltos com reflexos entre diferentes níveis de energia.
Para tornar o gás invisível, os cientistas fizeram o contrário, arrefecendo os átomos. Ao perderem energia, estes foram impedidos de se movimentarem, acabando por se amontoar. Ao enviar partículas de luz, os átomos foram impedidos de interagir com eles. Sem reflexos de luz, estes átomos tornaram-se assim “invisíveis”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários