A Windcredible foi a grande vencedora do Clean Future, um programa de aceleração para projetos de CleanTech promovido pela Startup Lisboa. A iniciativa procurava soluções que ajudem a tornar as cidades mais sustentáveis através da inovação. A Windcredible desenvolve micro turbinas eólicas de eixo vertical para utilização urbana, que podem produzir energia a partir do vento em qualquer lugar.

Além da vencedora global do programa, que tem também o projeto distinguido na área da construção, foram premiadas a The Carbon Games, na categoria de mobilidade, e a Hortee, na categoria de Retalho.

A Hortee está a desenvolver soluções para ligar consumidores e produtores de alimentos frescos, locais e sustentáveis, “através de facilitadores comunitários privados e públicos, para compras online, mercados locais em formato pop-up e pontos de recolha”, explica a Startup Lisboa.

Já a The Carbon Games deu nas vistas com a sua “tecnologia climática” para uma mobilidade sustentável, materializada em “soluções inovadoras de carpooling e de um mercado de créditos de carbono de vanguarda”.

Cada vencedor garantiu um prémio monetário de 5 mil euros. O vencedor global levou para casa mais 5.000 euros. Todos os premiados asseguram a possibilidade de continuar a desenvolver os projetos como incubadas na Startup Lisboa, com o apoio dos parceiros do programa. O júri do prémio foi composto por representantes destes parceiros: Deloitte, CTT, MEXT (Mota-Engil), EMEL e GS1 Portugal.

O Clean Future teve 10 semanas de duração e deu acesso a visitas pelo ecossistema, workshops de capacitação de negócio e sessões imersivas para ajudar os promotores a acelerarem o desenvolvimento dos respectivos projetos. Culminou num demo day que contou com o pitch das 22 soluções a concurso nas três áreas elegíveis.