Chama-se formalmente C/2023 P1, mas também é conhecido como Nishimura, em homenagem ao astrónomo amador japonês que o descobriu, e tem feito as “delicias” dos fãs da observação dos céus nos últimos dias.

É considerado um cometa hiperbólico, uma vez que viaja a alta velocidade e carregado de tanta energia que é capaz de se deslocar entre diferentes sistemas solares.

Na madrugada desta terça-feira, o cometa de tom esverdeado deverá fazer a sua maior aproximação à Terra, pouco antes do nascer do Sol, quando estiver a cerca de 125 milhões de quilómetros de distância. A janela horária para a observação é entre as 4 e as 6 da manhã.

Veja algumas das imagens do cometa Nishimura entretanto já registadas

O astrónomo Hideo Nishimura avistou o cometa - o terceiro na sua lista - há precisamente um mês enquanto tirava fotografias de longa exposição antes do nascer do Sol com uma câmara digital “normal”.

Cometa hiperbólico Nishimura vai passar pelo nosso sistema solar
Cometa hiperbólico Nishimura vai passar pelo nosso sistema solar
Ver artigo

Desde então, o cometa aumentou a intensidade do brilho e pode ser visto a olho nu, sabendo que equipamentos como uns binóculos ou um telescópio irão sempre ajudar a ver com mais pormenor o fenómeno. Isto se as condições meteorológicas o permitirem...

Se não conseguir ver o Nishimura antes do nascer do sol desta terça-feira - ou nos próximos dias -, saiba que a próxima “janela de oportunidade” só deverá acontecer daqui a uns 500 anos. Além disso, também pode acontecer que o cometa seja entretanto destruído numa das passagem perto do Sol.

Nishimura deverá terminar a sua volta ao sistema solar no próximo dia 17 de setembro, altura em que vai passar a junto do astro-rei a menos de 27 milhões de quilómetros - distância mais do que suficiente para o queimar, avisam os astrónomos.