Vários anos anteciparam os preparativos para aquela que seria a primeira viagem do homem a “outro mundo”, com direito a desenvolvimento de tecnologia para alcançar metas e objetivos até então nunca tentados.

O planeamento definiu-se ao pormenor para que tudo corresse exatamente como planeado, desde a descolagem no dia 16 de julho de 1969, ao regresso oito dias depois. Claro que, como em tudo, há sempre aspectos que escapam às planificações e alternativas para quando as coisas não saem como se pretendia inicialmente. Eis algumas situações do género e outras curiosidades sobre a missão que colocou o primeiro homem na Lua.

Clique nas imagens para ficar a saber as curiosidades menos conhecidas

A estes, juntam-se outros pormenores que têm sido mais comentados, como a bandeira norte-americana ter sido cosida por Maria Isilda Ribeiro, que trabalhava na fábrica Annin, em Nova Jérsia, ou o engenheiro alemão que trabalhou para os nazis e que esteve por detrás do desenvolvimento do foguetão Saturn V transportou a Columbia.

É provável que existam mais, entre as memórias daqueles que fizeram parte da equipa que colocou os primeiros humanos na Lua e deu verdadeiro início à história da exploração espacial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.