Vários anos anteciparam os preparativos para aquela que seria a primeira viagem do homem a “outro mundo”, com direito a desenvolvimento de tecnologia para alcançar metas e objetivos até então nunca tentados.
O planeamento definiu-se ao pormenor para que tudo corresse exatamente como planeado, desde a descolagem no dia 16 de julho de 1969, ao regresso oito dias depois. Claro que, como em tudo, há sempre aspectos que escapam às planificações e alternativas para quando as coisas não saem como se pretendia inicialmente. Eis algumas situações do género e outras curiosidades sobre a missão que colocou o primeiro homem na Lua.
Clique nas imagens para ficar a saber as curiosidades menos conhecidas
A estes, juntam-se outros pormenores que têm sido mais comentados, como a bandeira norte-americana ter sido cosida por Maria Isilda Ribeiro, que trabalhava na fábrica Annin, em Nova Jérsia, ou o engenheiro alemão que trabalhou para os nazis e que esteve por detrás do desenvolvimento do foguetão Saturn V transportou a Columbia.
É provável que existam mais, entre as memórias daqueles que fizeram parte da equipa que colocou os primeiros humanos na Lua e deu verdadeiro início à história da exploração espacial.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários