A história do ambicioso sonho norte-americano começou a tomar forma a 25 de maio de 1961, quando John F. Kennedy anunciou, perante uma sessão especial do Congresso, a intenção de enviar astronautas à Lua e fazê-los regressar em segurança à Terra antes do final da década de 1960.

A estratégia norte-americana para a exploração espacial já estava, assumidamente, em curso desde abril de 1959, quando foi apresentado o projeto Mercury, de voo tripulado. Mas tal objetivo só foi cumprido passados dois anos, a 5 de maio de 1961, e não antes da antiga União Soviética fazer de Yuri Gagarin o primeiro humano a orbitar a Terra.

Foi desta forma, sob grande pressão, que Kennedy decidiu definir um objetivo maior, muito desafiante tecnologicamente, que permitiria aos EUA ultrapassarem a rival soviética e liderar nos “desígnios espaciais”. O risco era grande, já que ainda não havia um caminho traçado para a Lua, mas “os louros” eram apetecíveis...

Foi com a Apollo 11 e com os seus três tripulantes que o Homem conseguiu chegar à Lua pela primeira vez, mas as várias missões que a antecederam foram determinantes para tornar o sonho realidade.

Ainda antes das Apollo, o programa Gemini contribuiu para apurar e testar diferentes aspectos a que seria necessário dar resposta numa viagem do género, como a capacidade dos astronautas fazerem voos de longa duração ou da nave acoplar em órbita em redor da Terra ou da Lua.

Já o conjunto de missões que concretizaram o desígnio não começou da melhor forma: a primeira de todas, a Apollo 1, resultou numa tragédia, com a morte dos três tripulantes durante uma simulação na plataforma de lançamento, quando a cápsula onde permaneciam se incendiou, a 27 de janeiro de 1967.

Pela positiva, no caminho norte-americano até à Lua, destaque para a missão Apollo 7, a primeira a voar, a 11 de outubro de 1962, a Apollo 8, a primeira com tripulação num voo a orbitar a Terra, lançada em dezembro de 1968, e a Apollo 9, que serviu para testar várias manobras com o módulo lunar.

Estes foram alguns dos pequenos passos dados pela NASA para que pudesse acontecer o grande passo para a humanidade dado na noite de 20 de julho (madrugada de 21 de julho em Portugal Continental) de 1969, no Mar da Tranquilidade, região quase plana e escura onde o módulo Eagle alunou, depois de se ter distanciado da zona inicialmente prevista. Mas essa parte da história da primeira vez do Homem na Lua fica para outro dia…

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.