Numa altura em que o mundo se debate com a pandemia de COVID-19, existem diferentes iniciativas que procuram encontrar soluções para mitigar a doença, que tem vindo a acumular mortes e internamentos das pessoas infetadas. O Instituto Pedro Nunes desafia as empresas nacionais a participar na competição internacional Copernicus Masters, na procura de produtos e serviços que sejam inovadores contra o novo coronavírus, mas que utilizem os dados de observação da Terra obtidos através do satélite europeu Copernicus.

A competição foi organizada pela AZO: Space of Innovation e pela Agência Espacial Europeia e as candidaturas para a entrega dos projetos são válidas até ao dia 30 de junho. O objetivo da Copernicus Masters é responder aos desafios de áreas como a saúde, energias renováveis, proteção ambiental, agricultura inteligente, gestão de catástrofes, cidades inteligentes e outros. Devido à situação pandémica, a organização incentiva e dará prioridade aos projetos ligados à COVID-19.

Em anteriores edições da competição, três empresas portuguesas, que integram o Centro de Incubação da ESA em Portugal, foram premiadas: a Space Layer Technologies venceu em 2017 uma das categorias com o projeto SOUL (Sensor Observation of Urban Life) que usou os dados de observação do planeta do Copernicus para alimentar uma aplicação de smartphone no que diz respeito à qualidade do ar das cidades. Esta destina-se a ajudar os pacientes com doenças respiratórias a evitar certos locais e respetivas deslocações ao hospital.

Em 2018, a CybELE venceu o prémio da categoria principal, que utiliza as respetivas imagens para identificar mais facilmente os crimes ambientais. Por fim, no ano passado, a Theia foi premiada numa das categorias, com uma app de monitorização do estado das infraestruturas rodoviárias através dos dados de satélite.

De salientar que os dados provenientes do Copernicus estão acessíveis a todos os utilizadores para consulta aberta e gratuita, de forma a serem utilizados para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da Europa.

No caso da Copernicus Masters, para além dos prémios monetários, os vencedores do concurso terão acesso a especialistas, incubadoras de negócios, coaching de negócios, suporte técnico, instalações para testes, desenvolvimento de protótipos, publicidade, suporte de marketing e financiamento público.

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